Ferramenta virtual permite visualizar dados de 316.574 setores censitários

População pode ver dados municipais do Censo

Ferramenta virtual permite visualizar dados de 316.574 setores censitários 

Pela redação - www.incorporativa.com.br
09/07/2011 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na internet os dados da malha municipal digital de Setores Censitários do Censo 2010. Os setores são as menores unidades territoriais estabelecidas pelo IBGE para fins de coleta do Censo. Os mapas também trazem os dados agregados por setor censitário da Sinopse Preliminar do Censo, divulgada em abril deste ano. A ferramenta virtual permite explorar e visualizar os dados por município/subdistrito/bairro de todos os 316.574 setores censitários.

 

Segundo o instituto, a malha disponibilizada em unidades da federação possibilita o cruzamento de informações do Censo 2010 com outras bases de dados compatíveis.

O IBGE divulgou que está disponibilizando também, no seu Banco de Dados Agregados (Sidra), as informações por subdistrito/bairro que podem ser acessadas pelo Sistema de Recuperação Automática.

É possível construir informações por bairro como, por exemplo, a média de moradores por domicílio, a razão de sexo (número de homens para cada 100 mulheres) e o índice de envelhecimento, que é o número de pessoas idosas (com 65 anos ou mais de idade) para cada 100 pessoas jovens (de 0 a 14 anos).

Até o momento, as divulgações do Censo 2010 já retrataram a densidade demográfica e a contagem da população – detalhada até o nível de setor censitário e com informações por sexo, grupos de idade e situação de domicílio.

Também já foram divulgados resultados preliminares do universo até o nível de município, como condição de parentesco no domicílio, cor ou raça, alfabetização, registro de nascimento em cartório e, ainda, informações sobre os próprios domicílios, relativas ao número de moradores, acesso a serviços básicos saneamento, iluminação e rendimento mensal domiciliar per capita.

Calendário - O IBGE anunciou que vai divulgar ainda em julho as características urbanísticas do entorno dos domicílios. Em outubro, serão publicados os resultados definitivos, inclusive por setor censitário, além de informações sobre aglomerados subnormais e indicadores sociais municipais básicos.

 

Saiba mais - A ferramenta está disponível na página do IBGE na internet: www.ibge.gov.br ou direto no link www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/

Fonte: INCorporativa

 

 

Notícias

Trisais: ‘Estado não pode se colocar contra essa realidade’, diz advogado

Trisais: ‘Estado não pode se colocar contra essa realidade’, diz advogado Relacionamentos não monogâmicos não são permitidos dentro da constituição brasileira. Os tribunais superiores, o STF e o STJ, entendem que que pessoas que praticam poliamor estão praticando concubinato (relação entre homens e...

Princípio de Saisine: posição jurisprudencial do STJ e direito de herança

OPINIÃO Princípio de Saisine: posição jurisprudencial do STJ e direito de herança 3 de julho de 2022, 17h06 Por Gerson Lopes Fonteles Em recente entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento no recurso especial de um herdeiro que desejava anular deliberações...

Governo entrega primeiras carteiras de identidade nacional

Governo entrega primeiras carteiras de identidade nacional Origem das Imagens/Fonte: Anoreg/BR Detalhes do novo modelo de passaporte também foram apresentados. O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia de emissão das novas carteiras de identidade nacional nos estados e do lançamento...