Hospitais podem ser obrigados a dar assistência odontológica

02/10/2013 - 13h10 Comissões - Assuntos Sociais - Atualizado em 02/10/2013 - 13h12

Hospitais podem ser obrigados a dar assistência odontológica a pacientes internados

Iara Farias Borges

Pacientes internados em hospitais ou em regime de atendimento e de internação domiciliar, assim como os portadores de doenças crônicas deverão receber assistência odontológica. É o que prevê projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A decisão da comissão é em caráter terminativo.

De acordo com o projeto de lei da Câmara (PLC) 34/2013, de autoria do então deputado Neilton Mulim, os hospitais públicos e privados são obrigados a manter profissionais de Odontologia para a prestação de cuidados de saúde bucal a esses pacientes. No entanto, pela proposta, apenas os hospitais de médio e grande porte são sujeitos à obrigatoriedade. A proposta ainda determina que a aplicação de penalidade pelo descumprimento da lei será objeto de regulamento.

UTIs

Especialmente pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), que ficam muito tempo incapacitados para realizar a própria higiene bucal, segundo ressaltou o relator da matéria, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), precisam de cuidados odontológicos. A falta de higiene adequada, observou ele, propicia o surgimento de infecções da cavidade oral e do trato respiratório, inclusive pneumonia.

- Pacientes internados em UTIs lá estão porque apresentam estado grave ou crítico e frequentemente estão sedados ou em estado de consciência alterado, o que os torna incapazes de cuidar da própria higiene corporal, inclusive a escovação dentária. A falta de cuidados de higiene bucal torna-os susceptíveis a infecções – ressaltou Sérgio Souza.

A Constituição prevê integralidade na assistência à saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destacou ainda o senador Sérgio Souza. A Lei Orgânica da Saúde, que institui o SUS, (Lei 8.080/1990), afirma que é atribuição do sistema a execução de ações de assistência terapêutica integral. Assim, ressaltou Sérgio Souza, a assistência odontológica deve fazer parte das ações do SUS.

O SUS, na avaliação do senador Humberto Costa (PT-PE), já tem a obrigação de prestar assistência odontológica à população, desde procedimentos simples aos mais complexos. Para ele, tratar o assunto em forma de lei pode engessar a ação do sistema de saúde, uma vez que portaria do Ministério da Saúde poderia resolver. Ele explicou não ter sugerido mudanças no projeto para que a matéria não tenha de retornar à Câmara dos Deputados.

A votação da proposta foi acompanhada pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Rodrigues, e por representantes de associações de odontólogos de vários estados. Fizeram questão de manifestar sua concordância com a aprovação da matéria os senadores Paulo Davim (PV-RN), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Wellington Dias (PT-PI), Lídice da Mata (PSB-BA), Ana Amélia (PP-RS), Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), Cyro Miranda (PSDB-GO), Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Rita (PT-ES).

 

Agência Senado

 

Notícias

Nova Carteira de Identidade: 10 dúvidas comuns sobre o documento

Nova Carteira de Identidade: 10 dúvidas comuns sobre o documento Juliane Aguiar 15/01/2026 14:10 A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo um documento de identificação válido em todo o Brasil. No entanto, ela não substitui a CIN, que é o documento de registro civil oficial do...

Bens situados no exterior são mantidos fora de divisão de herança no Brasil

Bens situados no exterior são mantidos fora de divisão de herança no Brasil 14/01/2026 Lei brasileira não rege sucessão de bens no exterior. A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 9ª Vara da Família e das Sucessões da Capital que negou pedido de homem...

STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal

Recuperação judicial STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal Para 3ª turma, a comunhão total do patrimônio impede tratar o cônjuge como garantia “externa” à recuperação judicial. Da Redação terça-feira, 13 de janeiro de 2026 Atualizado às 11:56 A 3ª turma do STJ...

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido?

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido? Por Júlia Cople — Rio de Janeiro 08/01/2026 03h30  Atualizado há 23 horas Embora muitas mulheres ainda adotem o sobrenome do marido (foram mais de 371 mil só em 2024), a maioria hoje escolhe não fazê-lo, seja pelo receio da...