ICP-Brasil avança para recebimento do selo Webtrust

ICP-Brasil avança para recebimento do selo Webtrust

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 18h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 18h44 

Com o objetivo de resolver o problema dos navegadores que estampam as mensagens “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil renovou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o selo Webtrust for CA.

A Autoridade Certificadora Serpro, no dia de hoje, emitiu o seu certificado SSL para iniciar a primeira etapa de reconhecimento das raízes brasileiras pelos navegadores internacionais.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Eduardo Lacerda, explica que a primeira etapa para o reconhecimento de acordo com os padrões internacionais consiste na obtenção do selo Webtrust SSL para AC-Raiz e por uma outra AC subordinada à infraestrutura. É o caso da AC Serpro, que adequou seus processos conforme os critérios de auditoria específica.

“A partir deste momento, damos entrada para adquirir o outro selo Webtrust (SSL) e resolvermos o problema dos navegadores. Ainda aguardamos o governo americano soltar o selo FIPS para nossos equipamentos. No primeiro semestre do ano que vem vamos resolver esse problema histórico na ICP-Brasil”, declarou Lacerda.

Na segunda fase, os principais navegadores internacionais devem inserir as raízes da infraestrutura brasileira em seus repositórios de confiança, permitindo o reconhecimento automático dos certificados SSL da ICP-Brasil ao acessar um site, acabando com as mensagens de erro apresentadas em diversos sites.

Os certificados digitais SSL - Secure Socket Layer e certificados de assinatura de código emitidos pela hierarquia da ICP-Brasil atuam para garantir a identidade de servidores web e a segurança dos acessos pelos navegadores. Como não há o reconhecimento automático dos certificados pelos browsers, os sites protegidos com a criptografia brasileira são sinalizados para seus visitantes como inseguros.

Selo Webtrust

O selo Webtrust foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras. Autoridades Certificadoras de todo mundo, após passarem pelo processo de auditoria, podem receber esse selo, que garante a segurança na aplicação da tecnologia de Infraestrutura de Chaves Públicas, mundialmente reconhecida por PKI (Public Key Infrastructure).

As Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil, conforme Resolução nº 119 do Comitê Gestor da ICP-Brasil, também estão obrigadas a obter o selo Webtrust. A ação garante a conformidade da ICP-Brasil aos requisitos do programa de raízes confiáveis e, por consequência, a manutenção dos certificados da AC Raiz nos repositórios dos navegadores de internet.

Fonte: ITI

Notícias

Bem de família pode ser tomado pelo banco?

Bem de família pode ser tomado pelo banco? Kelton Aguiar Descubra se o banco pode tomar seu bem de família e como se proteger com ajuda de um advogado especialista. segunda-feira, 25 de agosto de 2025  Atualizado às 11:19 Dívida com mais de 8 anos pode estar prescrita? Descubra se o banco...

Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos

Com Partilha Usufruto parental: proteção do patrimônio dos filhos Bruno Araujo França 21 de agosto de 2025, 8h00 Apesar de não ser a regra, há situações em que, ao atingir a maioridade, o herdeiro descobre que seu patrimônio foi totalmente consumido, sem qualquer justificativa. Prossiga em...

Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução

Tardou e falhou Processo tramita 20 anos sem citação e juíza anula execução 14 de agosto de 2025, 12h58 Conforme fundamentação, não houve citação da parte executada no processo. Logo, o processo tramitou mais de 20 anos sem citação. Leia em Consultor...

STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual

quarta-feira, 13 de agosto de 2025 STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual Corte manteve guarda com pais socioafetivos e incluiu mãe biológica no registro da filha, nascida após gravidez decorrente de abuso. A 4ª turma do STJ decidiu manter acórdão do TJ/MT que...

STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário

Caso inédito STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário Caso envolve bens armazenados em computador de herdeira falecida na tragédia aérea que vitimou a família Agnelli. Da Redação terça-feira, 12 de agosto de 2025 Atualizado às 19:15 Nesta terça-feira, 12, a 3ª turma do STJ...