Juízo da falência é universal para medidas nos bens da massa falida

Juízo da falência é universal para medidas nos bens da massa falida

Magistrada entendeu que juízo da falência tem autonomia para determinar as baixas de gravames oriundos de outros processos em imóvel alienado judicialmente.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Juízo da falência tem autonomia para determinar as baixas de gravames oriundos de outros processos em imóvel alienado judicialmente. Assim entendeu a juíza de Direito Maria Elizabeth de Oliveira Bortoloto, da 6ª vara Cível de Barueri/SP.

Ao realizar a aquisição de imóvel de grande porte nos autos de um procedimento falimentar, houve a injeção de valores para maximizar o ativo massa falida com o objetivo de satisfazer a coletividade de credores.

A empresa arrematante postulou a baixa de todos os gravames averbados à margem da matrícula do imóvel, tendo em vista que não tem qualquer relação jurídica com a empresa falida que deu origem às constrições.

Sobreveio decisão atendendo aos anseios da arrematante e determinando a baixa de todos os gravames existentes, até mesmo os que não foram objeto de constrição por determinação deste. Nestes termos, tem-se que o juízo da falência é o universal para determinar qualquer ato sobre os bens arrecadados da massa falida, não obstante os processos distintos de onde ocorreu a arrematação.

A aquisição ocorreu por meio de proposta nos autos, condicionando o aceite aos termos instituídos na arrematação em leilão judicial, ou seja, livre de qualquer constrição existente no imóvel.

A Mazzotini Advogados Associados - MAA atuou em favor da arrematante.

Processo: 1014271-94.2017.8.26.0068
Leia a decisão.

_____

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/4/2022 12:24

Fonte: Migalhas

Notícias

Construtora pode reter taxa de personalização de imóvel em caso de distrato

Sob medida Construtora pode reter taxa de personalização de imóvel em caso de distrato Danilo Vital 16 de julho de 2025, 8h49 A magistrada destacou que o contrato de compra e venda previu a retenção da taxa porque os materiais selecionados para personalizar a unidade têm natureza personalíssima e,...

Artigo: STJ garante proteção do lar para além da morte – por Gabriela Alves

Artigo: STJ garante proteção do lar para além da morte – por Gabriela Alves Origem da Imagem/Fonte: Extraída de Colégio Notarial do Brasil São Paulo Recente decisão da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou uma diretriz fundamental no ordenamento jurídico brasileiro: a proteção...

A proteção ao bem de família não é absoluta

A proteção ao bem de família não é absoluta Thallyta de Moura Lopes STJ fixa teses que restringem a penhora do bem de família em hipóteses de hipoteca, exigindo demonstração de benefício direto à entidade familiar. quarta-feira, 9 de julho de 2025 - Atualizado em 8 de julho de 2025 15:00 "Para...

Pagamento espontâneo após citação valida execução, diz TJ-MG

Causa reconhecida Pagamento espontâneo após citação valida execução, diz TJ-MG 8 de julho de 2025, 9h56 Conforme se verifica dos autos de origem, o agravante não arguiu, em nenhum momento, qualquer nulidade da execução promovida pelo condomínio agravado. Confira em Consultor Jurídico    ...