Laboratório do Conhecimento

Aplicativo de internet ajuda empreendedores do Paraná construírem “fórmula do sucesso”

Sucesso na Feira do Empreendedor 2011 - Paraná, o Laboratório do Conhecimento, desenvolvido pelo Sebrae/PR, ganha versão virtual no www.labconhecimento.com.br

 

Pela redação - www.incorporativa.com.br

08/11/2011 - Pauta: Savannah Ações em Comunicação

Um dos questionamentos mais comuns, ouvidos pelos consultores do Sebrae/PR, é sobre que tipo de negócio dá mais dinheiro. De acordo com a entidade, a tão perseguida “fórmula de sucesso” e outras respostas sobre o empreendedorismo, no entanto, dependem, na verdade, de uma série de variáveis, para serem elaboradas.

Com base nessa expectativa, nasceu o Laboratório do Conhecimento, um espaço lúdico criado especialmente para a Feira do Empreendedor 2011 - Paraná, realizada em março de 2011, em Curitiba, onde, a partir de uma vivência, mais de 700 visitantes adquiriram recomendações sobre os passos necessários para obter êxito nos negócios.

Como a procura pelo Laboratório do Conhecimento foi intensa, durante e após o término do evento, o Sebrae/PR desenvolveu e lançou, no final no final de outubro, uma versão online, um aplicativo de internet para que qualquer interessado construa sua fórmula pessoal de sucesso a partir do site www.labconhecimento.com.br ou no Facebook, no https://apps.facebook.com/labconhecimento/.

Depois de preencher um rápido cadastro, o empreendedor internauta responde questões relativas a três áreas do conhecimento (o que eu sei sobre mim mesmo; o que eu sei sobre o mercado; o que eu sei sobre o negócio que desejo iniciar).

A “fórmula de sucesso” é uma combinação de elementos, como sonhos, relacionamentos, responsabilidade, escolhas, planejamento, ambiente, ramo e tendências do negócio, clientes, concorrentes, resultados esperados, estratégias e ações, investimentos, recursos humanos e estrutura necessária para abertura ou crescimento da empresa. O resultado traz recomendações e pode ser impresso, enviado por e-mail e compartilhado nas redes sociais.

Adriana Schiavon Gonçalves, consultora do Sebrae/PR, que coordenou a adaptação do teste para o ambiente virtual, entende que, muitos empreendedores têm dificuldades para refletir sobre os todos os aspectos prioritários do negócio e que o aplicativo auxilia muito nisso.

“De forma lúdica e inovadora, o Laboratório do Conhecimento leva o participante a pensar em questões sobre a atividade empresarial que, talvez, não tenha refletido antes. É um experimento único que visa estimular a busca por novas informações.”

A fundamentação teórica do Laboratório do Conhecimento tem como base conceitos do Próprio, um programa de orientação do Sebrae para interessados em abrir um negócio. Ao passar pela vivência, os interessados podem refletir sobre seu comportamento empreendedor e sobre a forma como tomam decisões.

“O aplicativo é ambientado como um laboratório real. O teste é uma oportunidade para o empreendedor avaliar os pontos que podem ser aprimorados. Foi desenvolvido para que os participantes se deem conta de que são eles mesmos os responsáveis pelo sucesso de seus negócios”, assinala Adriana Gonçalves.

A “fórmula de sucesso” gerada pelo Laboratório do Conhecimento aponta o estágio de conhecimento do empreendedor sobre seu atual ou futuro negócio. Essas informações o ajudam a perceber quais são suas necessidades e o que precisa fazer para alcançar o sucesso.


Extraído de INCorporativa

Notícias

Doações a fundos de proteção animal poderão ficar isentas de IR

18/07/2019 - 13h46 Proposta permite deduzir do IR a doação feita a fundo de proteção de animal doméstico O Projeto de Lei 3226/19 prevê a dedução no Imposto de Renda de doações da pessoa física a fundos municipais, estaduais e nacional de proteção e defesa de animal doméstico. A doação...
Leia mais

Pensão por morte: Nova lei torna mais difícil obter o benefício

Pensão por morte: Nova lei torna mais difícil obter o benefício 12 de julho de 2019 Longe de algum dia ter sido fácil. A comprovação de união estável perante o INSS complica a cada mudança legislativa promovida pelo governo federal. Com a Lei 13.846 foram estabelecidas regras mais rigorosas na...
Leia mais

Inventários e partilhas: melhor fora do Judiciário

Inventários e partilhas: melhor fora do Judiciário        Luciana Gouvêa* 12 de julho de 2019 | 06h00 Quando morre uma pessoa e existem bens a serem passados para herdeiros (sucessão), legalmente isso só pode ser feito por intermédio de Inventário e de Partilha. O...
Leia mais

Não sou casado(a) no papel! Quais são os meus direitos?

11 de Julho de 2019 às 10:34  Não sou casado(a) no papel! Quais são os meus direitos?  Essa situação é chamada pelo direito de União Estável. É muito comum lermos e ouvirmos falar de questões que envolvem o casamento e as consequências do seu término, isto é, do divórcio. Mas certamente...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados