O mistério do monopsônio

O mistério do monopsônio

(24.02.12)

No último concurso do TRF da 2ª Região para a magistratura federal, uma prova estabelecia que os alunos elaborassem uma sentença sobre o monopsônio. Muitos candidatos ficaram sem entender por que um juiz deveria saber tal coisa. A dúvida permanece até hoje.

Como a questão, de repente, pode pintar num Exame de Ordem, o Espaço Vital informa que o termo vem dos manuais de Economia do século 19. O monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. Na prática, a conjunção é difícil de ocorrer nos dias de hoje.

O monopsônio é um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.

Exemplos dessa desigualdade são encontrados, hoje em dia, no mercado de trabalho: poucos empregadores (ex: empresas de Comunicação e escritórios de Advocacia etc) sem poder absorver toda a mão de obra disponível. E, por isso, achatando os salários.

 

Fonte: www.espacovital.com.br

Notícias

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas Andrey Guimarães Duarte Herança digital exige testamento e orientação jurídica, diante da ausência de lei específica para criptoativos, redes sociais e memórias pessoais. terça-feira, 1 de julho de 2025 - Atualizado em 30 de junho de...

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...