O mistério do monopsônio

O mistério do monopsônio

(24.02.12)

No último concurso do TRF da 2ª Região para a magistratura federal, uma prova estabelecia que os alunos elaborassem uma sentença sobre o monopsônio. Muitos candidatos ficaram sem entender por que um juiz deveria saber tal coisa. A dúvida permanece até hoje.

Como a questão, de repente, pode pintar num Exame de Ordem, o Espaço Vital informa que o termo vem dos manuais de Economia do século 19. O monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. Na prática, a conjunção é difícil de ocorrer nos dias de hoje.

O monopsônio é um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.

Exemplos dessa desigualdade são encontrados, hoje em dia, no mercado de trabalho: poucos empregadores (ex: empresas de Comunicação e escritórios de Advocacia etc) sem poder absorver toda a mão de obra disponível. E, por isso, achatando os salários.

 

Fonte: www.espacovital.com.br

Notícias

Desmuniciamento de arma não conduz à atipicidade da conduta

Extraído de Direito Vivo Porte de arma de fogo é crime de perigo abstrato 14/1/2011 16:46   O desmuniciamento da arma não conduz à atipicidade da conduta, bastando, para a caracterização do delito, o porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar....

Prática de racismo no ambiente de trabalho

Extraído de JusBrasil Apelidos racistas no ambiente de trabalho geram danos morais Extraído de: Direito Vivo - 38 minutos atrás   Na Justiça do Trabalho de Minas ainda é grande a incidência de processos que denunciam a prática de racismo no ambiente de trabalho. Mas a sociedade moderna e as...