Perfil Profissiográfico Previdenciário

26/12/2011 13:21

Projeto facilita acesso a documento para aposentadoria especial em empresa falida

O síndico da massa falida de uma empresa ou o sindicato da categoria poderão vir a fornecer declaração comprovando a exposição de empregado segurado do INSS a agentes nocivos à saúde, para fins de recebimento de aposentadoria especial.

A medida está prevista no Projeto de Lei PL 2067/11, do Senado, que altera a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (8.213/91).

O objetivo da proposta é amparar os trabalhadores desempregados por causa da falência da empresa, de forma que tenham acesso à documentação necessária para dar entrada no pedido da aposentadoria especial.

Benefício
A aposentadoria especial é concedida a pessoas que trabalharam em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, expostas a agentes químicos e biológicos. O tempo de contribuição para as aposentadorias especiais é reduzido, variando de 15, 20 ou 25 anos dependendo do tipo de exposição do segurado.

Em condições normais, a comprovação do trabalho em atividade nociva é feita por um formulário preenchido pelo empregador, chamado de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), com base em um laudo técnico emitido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

Para facilitar o acesso ao PPP no caso de empresa falida, o PL 2067 determina que o documento será emitido por um técnico especializado, contratado especificamente para este fim pelo sindicato ou o síndico.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Wilson Silveira
Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa

Família STJ valida filiação socioafetiva post mortem sem manifestação expressa 3ª turma reconheceu vínculo de filha criada desde a infância, ainda que falecidos não tenham formalizado adoção. Da Redação terça-feira, 7 de outubro de 2025 Atualizado às 18:55 Por unanimidade, 3ª turma do STJ...

Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente

Opinião Renúncia à herança e sua extensão a bens descobertos posteriormente Mathias Menna Barreto Monclaro 7 de outubro de 2025, 7h01 Não se deixa de reconhecer que, em certos contextos, a rigidez da solução pode suscitar debates sob a ótica da justiça material, sobretudo em heranças complexas, em...

Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência

Proteção Juiz nega penhora de imóveis rurais usados para subsistência Magistrado reconheceu que a família do devedor explora diretamente a terra para sua subsistência e que os imóveis se enquadram como pequena propriedade rural. Da Redação domingo, 5 de outubro de 2025 Atualizado em 3 de outubro de...

Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico

Opinião Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico Cícero Alisson Bezerra Barros 2 de outubro de 2025, 18h25 A confusão entre os termos reside justamente no fato de a assinatura digital ser uma modalidade específica de assinatura eletrônica, mas dotada de requisitos...