Projeto de fertilização com três DNAs é aprovado pelo parlamento britânico

Projeto de fertilização com três DNAs é aprovado pelo parlamento britânico

Publicado em: 04/02/2015

Primeiros bebês com três genitores devem nascer no ano que vem. Igreja Católica, Anglicana e alguns cientistas são contra procedimento.

O parlamento britânico aprovou nesta terça-feira (3) o projeto que libera a fertilização de embriões com o DNA de três pessoas diferentes.

O resultado no parlamento britânico foi esmagador. De cada 4 votos, 3 foram favoráveis à pesquisa que permite a criação de embriões com três genitores: um pai e duas mães.

O procedimento impede as chamadas doenças mitocondriais, provocadas por defeitos genéticos transmitidos apenas pela mãe. Atingem o cérebro, os músculos, o fígado e podem levar à morte.

Olívia herdou o defeito genético e tem problemas de audição e visão. "E quando eu tiver um bebê, a expectativa de vida será muito pequena. Isso é devastador para uma mulher", diz ela.

Um jeito de entender a técnica é usando um ovo. Imagine que os genes defeituosos estejam na clara e todos os demais genes, aqueles responsáveis pela aparência por exemplo, estão na gema. Ela é transferida para um outro ovo, totalmente sadio, que terá a sua gema descartada. O resultado é um embrião sem nenhum defeito genético.

A técnica foi criada na Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Como no exemplo do ovo, o núcleo do óvulo da mãe é transferido para o óvulo de uma outra mulher, que não terá direito nenhum sobre a criança e transmitirá menos de 1% de material genético para o bebê. O procedimento também pode ser feito depois que o óvulo for fecundado.

A Igreja Católica, a Anglicana e alguns cientistas são contra. Temem que seja o primeiro passo para a criação de bebês geneticamente modificados para determinar as características físicas, por exemplo.

"Cruzamos uma fronteira que não deveríamos ter cruzado", diz o presidente de um grupo que combate esse tipo de pesquisa.

Os primeiros bebês com três genitores devem nascer no ano que vem.

Veja a matéria.

Fonte: G1
Extraído de Recivil

Notícias

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...

Artigo – Registro civil: há que se ter algum limite na criatividade onomástica

Artigo – Registro civil: há que se ter algum limite na criatividade onomástica Publicado em 18 de março de 2024 Uma recente e importante alteração legislativa na área do registro civil foi a flexibilização da imutabilidade do nome. O advento da Lei nº 14.382/2022 rompeu a rigidez, permitindo a...

Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia

BOLSO CHEIO Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia 8 de março de 2024, 7h49 A autora da ação lembrou que o valor inicial da pensão foi fixado em 27,62% do salário mínimo nacional, já que na época o pai da criança não tinha boa condição financeira. Prossiga em Consultor...