Proposta determina a colocação de janela de ventilação em elevadores

 

01/06/2011 - 10h35

CAS confirma obrigatoriedade de janelas em elevadores 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (1º), em turno suplementar, substitutivo do projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que determina a colocação de janela de ventilação em elevadores de edifícios privados destinados a uso coletivo. Essa janela deverá contar com um mecanismo interno que permita sua abertura em casos de emergência e sistema de proteção que impeça a saída de pessoas.

O substitutivo do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apenas acrescentou esse item de segurança na norma (Lei nº 10.098/00) que regula a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Essa lei já impõe três exigências para a instalação de elevadores em edifícios privados: acesso direto e livre entre os apartamentos e áreas externas e de uso comum; percurso acessível entre o prédio, dependências e serviços anexos de uso comum, edifícios vizinhos e a via pública; uso de elevador com cabine e porta acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O projeto de Crivella propunha a edição de uma norma específica, recomendação considerada "injurídica" pelo relator, que optou por introduzir a modificação em lei em vigor.

Ao explicar a finalidade da proposta, o senador pelo Rio de Janeiro observou ser comum a parada de um elevador por defeito técnico ou falta de energia "causar intranqüilidade às pessoas que se encontram em seu interior". Em sua avaliação, a instalação de uma janela de ventilação nesses equipamentos será fundamental para amenizar a sensação de aprisionamento dos usuários e, assim, manter um clima de tranqüilidade durante a espera por socorro.

Se não houver recurso para votação em Plenário, a matéria, aprovada em caráter terminativo, segue direto para a Câmara dos Deputados.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Simone Franco / Agência Senado
 

Notícias

Confira a diferença entre união estável e casamento

Confira a diferença entre união estável e casamento Veja aspectos e impactos das duas formas de união na vida do casal 18/03/2019 15h54 - Atualizado em 18/03/2019 18h15 Atualmente, do ponto de vista familiar, a união estável pouco difere do casamento. Por outro lado, quando se pensa no lado...
Leia mais

25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas

Sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 25 super dicas para você melhorar a qualidade das suas peças jurídicas Selecionamos 25 dicas para advogados, promotores e concurseiros melhorarem as suas peças jurídicas. O pequeno manual foi produzido pelos procuradores da República Gustavo Torres Soares e Bruno...
Leia mais

Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem

PROPOSTA ANTIGA Deputado requenta projeto de lei que quer acabar com o Exame de Ordem 11 de março de 2019, 13h58 Por Fernanda Valente A justificativa para o fim do Exame de Ordem para os bacharéis em Direito é a equiparação com as outras profissões do país que "não têm a necessidade de se...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados