Reforma prejudicial aos trabalhadores tramita de forma silenciosa no Congresso

Reforma prejudicial aos trabalhadores tramita de forma silenciosa no Congresso

(13.04.12)

Divulgação

Juiz Renato Sant´Ana

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) lançou na quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, a edição anual de sua Agenda Político-Institucional. A publicação é um instrumento de informação destinado às entidades participantes do debate político, especialmente sobre temas do Direito do Trabalho. A entidade destaca a preocupação dos juízes com a tramitação de projetos que alteram radicalmente as relações de trabalho no país.

“A agenda faz um alerta para propostas legislativas que precarizam os direitos trabalhistas”, afirma o presidente da Anamatra, juiz Renato Sant’Anna. O caso mais gritante é o projeto que regulamenta a terceirização, admitida atualmente apenas em atividades-meio. “É uma proposta que quebra o sistema de trabalho que a gente conhece hoje e quebra o controle sindical”, argumenta o magistrado.

Ele alerta que “de cada cinco mortes em acidentes de trabalho, quatro são de terceirizados. Se isso acontece, é sinal de que algo está errado”.

Durante o evento de lançamento, o presidente da Comissão Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), propôs uma agenda de trabalho à Anamatra para conhecer mais afundo os projetos relacionados ao Direito do Trabalho que tramitam no Congresso, para que a associação possa orientar os parlamentares e dizer quais projetos são prioritários.

Segundo o deputado Roberto Santiago (PSD/SP), membro da Comissão de Trabalho da Câmara, "o empresariado carimba a Justiça do Trabalho como do trabalhador porque, apesar de sermos a sexta economia do mundo, estamos longe de ter uma relação de trabalho limpa". Santiago avalia que "a maioria das empresas do nosso país ainda está muito distante da realidade dos que empregam cumprirem rigorosamente a lei na relação de trabalho”. 

Já a Secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Zilmara Alencar, enfatizou a importância da Agenda Político-Institucional na defesa dos direito dos trabalhadores: "é um selo de garantia de uma relação conjunta em defesa dos direitos do trabalho” - declarou. 

A Agenda Político-Institucional Anamatra 2012 estará disponível para leitura no saite da Anamatra na área de publicações. Exemplares da publicação também foram distribuídos durante o lançamento e encaminhados a deputados, senadores, tribunais e entidades parceiras.

Fonte: www.espacovital.com.br

Notícias

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...