Senado aprova criação de Tribunal Regional Federal de MG

07/11/2012 - 19h40 Plenário - Votações - Atualizado em 07/11/2012 - 19h52

Senado aprova criação de Tribunal Regional Federal de Minas Gerais

Da Redação

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7), em segundo turno, por 56 votos a 6, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais. O objetivo da PEC 65/2011, do senador Clésio Andrade (PMDB-MG), é “desafogar” o TRF da 1ª Região, que além de Minas Gerais, atende ao Distrito Federal e mais 12 estados. Com a aprovação, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

O relator da proposta, o senador Aécio Neves (PSDB)-MG, afirmou que a iniciativa não atenderá apenas ao estado de Minas Gerais. Segundo o senador, quase a metade dos processos que tramitam no TRF da 1ª Região provêm de seu estado. Com a criação do novo tribunal, o Distrito Federal e os outros 12 estados seriam beneficiados com uma maior agilidade na tramitação dos processos.

- O que nós queremos é que haja celeridade nos processos que atendem os que precisam e que acionam a Justiça Federal. É absolutamente ilógico que não haja uma reestruturação - afirmou.

Para ele, a aprovação da PEC poderia, ainda, incentivar a Justiça a organizar um cronograma de reorganização desses tribunais.

Inconstitucionalidade

Desde a aprovação em primeiro turno, em agosto, a matéria causou polêmica. Apesar de considerarem a PEC "meritória", alguns parlamentares, como Pedro Taques (PDT-MT) e José Pimentel (PT-CE) - dizem que ela é inconstitucional. O argumento é de que a iniciativa de criar um tribunal é prerrogativa do Poder Judiciário, e não do Legislativo.

- Eu entendo que o mérito é de altíssima relevância, mas nós tínhamos que nos reunir com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que isso fosse debatido – argumentou Pedro Taques.

Aécio Neves discordou. Para ele, a discussão sobre a constitucionalidade já foi vencida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). E o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que o STJ já encaminhou proposta semelhante ao Congresso e que a aprovação da PEC significa apenas uma maior agilidade à iniciativa.

Paraná

A PEC que autoriza a criação do TRF em Minas é só a primeira de muitas de semelhante teor. Já tramita no Plenário do Senado uma proposta semelhante para o Paraná, a PEC 42/2012, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

Após a aprovação do TRF de Minas, Sérgio Souza saiu em defesa da sua proposta. Ele lembrou que há dez anos tramita na Câmara dos Deputados a PEC 544/2002, que desmembra o TRF da 1ªRegião em outros quatro: o da 6ª Região, com sede em Curitiba, e jurisdição no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul; o da 7ª Região, com sede em Belo Horizonte, para Minas Gerais; o da 8ª Região, em Salvador, abrangendo, além da Bahia, o estado de Sergipe; e o da 9ª Região, com sede em Manaus e jurisdição em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

- Tivemos a notícia de que ela [a PEC 544/2002] foi pautada pelo presidente da Câmara [Marco Maia] para que seja votada até o final do ano, mas não podemos esperar a Câmara ad aeternum - declarou.

Regiões

Atualmente, existem cinco TRFs. A 1ª Região, com sede em Brasília, abrange Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. A 2ª Região tem sede no Rio de Janeiro e abrange o Espírito Santo.

A 3ª Região abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul e tem sede na capital paulista. A 4ª Região compreende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e tem sede em Porto Alegre. Por fim, a 5ª Região, com sede em Recife, engloba Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os TRFs são os órgãos de segunda instância da Justiça Federal.

 

Agência Senado

 

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...