Sintonia ambiental

11/02/2011 - 19h45

Sintonia ambiental explica o Jacarandá-da-Bahia

 

[Foto:]

O Jacarandá-da-Bahia é a árvore da vez do programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, que está apresentando uma série sobre algumas das mais conhecidas úteis e ameaçadas árvores nativas do Brasil.

O pesquisador aposentado da Embrapa Florestas, Paulo Ernani Ramalho Carvalho e autor da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras fala sobre as características botânicas do Jacarandá, a utilidade da madeira e fornece informações sobre a produção de mudas e o plantio no campo. Ele discute também as dificuldades e os obstáculos que se colocam diante das pessoas que se dedicam a plantar árvores nativas do Brasil. 

O Jacarandá-da-Bahia (Dalbergia Nigra) produz uma das mais valorizadas madeiras do Brasil. Um metro cúbico da madeira vale no mercado internacional cerca de U$ 5.000,00.No passado, foi muito utilizada para fabricação de móveis de luxo. As bancadas e cadeiras do plenário do Senado do Brasil, fabricadas ainda no Império, por volta de 1867, e a mobília do castelo da Rainha Vitória, na Inglaterra, foram feitas a partir de árvores de Jacarandá cortadas das matas do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Durante mais de 300 anos, o Jacarandá foi explorado de forma intensa, predatória e sem nenhuma preocupação com a sua preservação. Hoje a árvore está incluída na lista do Ibama das espécies ameaçadas de extinção e só pode ser cortada com expressa autorização do órgão ambiental.

Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. Sintonia Ambiental está disponível também na internet.

Agência Senado
 

 

Notícias

Envio de notificação extrajudicial para endereço errado pode anular liminar

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024 Envio de notificação extrajudicial para endereço errado pode anular liminar O envio de notificação extrajudicial deve ser enviado ao endereço do devedor indicado no instrumento contratual, dispensando-se, por conseguinte, que a assinatura do aviso de recebimento...

"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo"

"Responsabilidade pela Transferência e Débitos de Veículo" Publicado por Nascimento & Peixoto há 14 horas Essa decisão judicial tem implicações significativas e reforça a importância do cumprimento das obrigações legais relacionadas à compra e venda de veículos, incluindo a transferência de...

Justiça anula alteração de contrato social que incluiu menor incapaz

Justiça anula alteração de contrato social que incluiu menor incapaz Autorização para ingresso do menor deveria ter consentimento dos dois pais, mas só tinha da mãe. Da Redação segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 Atualizado às 13:50 Para ingresso de menor absolutamente incapaz em sociedade, é...