Sstema exaurido

01/07/2013 - 20h17 Atualizado em 01/07/2013 - 21h28

Relator da reforma política sugere perguntas para plebiscito

Henrique Fontana defendeu rapidez na realização da consulta popular sobre a reforma política. Ideia do plebiscito foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff após as manifestações que ocorreram nas ruas do País.

Gustavo Lima/Câmara
Dep. Henrique Fontana (PT-RS), fala sobre plebiscito e reforma política
Fontana: população precisa ser consultada sobre financiamento de campanhas.

O relator da reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), informou que vai sugerir três perguntas referentes ao financiamento de campanhas no plebiscito sobre a reforma.

Fontana quer que a população responda às seguintes questões: "Você concorda que empresas façam doações para campanhas eleitorais?", "Você concorda que pessoas físicas façam doações para campanhas eleitorais?" e "Você concorda que a lei estabeleça limite de gastos igual para todos os candidatos que disputam o mesmo cargo?".

Henrique Fontana afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Congresso Nacional tem de se empenhar para que o plebiscito sobre a reforma política seja feito rapidamente para que os temas aprovados passem a valer nas eleições do ano que vem. Para ele, o sistema político brasileiro é um dos piores do mundo.

“O grande consenso nacional é que o atual sistema político está exaurido, principalmente no quesito do financiamento de campanhas. Ele é um dos piores do mundo. A mudança é urgente", disse o deputado.

A proposta de plebiscito será encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2).

Tema polêmico
Para Fontana, a consulta popular não deve ter mais do que dez perguntas aos eleitores. Além do financiamento de campanha, ele disse que são necessárias perguntas sobre o sistema eleitoral, eleições gerais e o fim das coligações eleitorais.

Segundo o deputado, a opinião pública precisa se posicionar sobre os temas mais difíceis de obter consenso entre os parlamentares. Ele lembrou que a proposta da reforma política chegou a entrar na pauta do Plenário em abril, mas não foi votada por falta de acordo.

O texto da reforma política que aguarda votação na Câmara prevê financiamento público exclusivo de campanhas; fim das coligações para eleições proporcionais; instituição de uma lista flexível de candidatos; simplificação do processo de apresentação dos projetos de iniciativa popular; e eleições majoritárias e proporcionais no mesmo ano.

Fontana afirmou que pedirá ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para relatar o projeto de reforma política formulado após o plebiscito.

Manifestações
Para o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Ranulfo, a reforma política não pode servir de resposta para as manifestações populares que ocorreram recentemente.

"A reforma política não dialoga com as ruas, as ruas querem políticas públicas melhores, e isso não passa por reforma política. Apresentar a ideia de uma reforma política como resposta às ruas é um erro, é uma precipitação, e pode jogar uma discussão que é muito complexa, a discussão da reforma política, no calor da rua, o que seria um desastre", disse Ranulfo.

Justiça Eleitoral
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, recebeu nesta segunda-feira pedido da presidente Dilma Rousseff sobre os prazos para a realização do plebiscito.

"A Justiça Eleitoral brasileira está pronta e preparada sempre para cumprir o que a Constituição determina, que é a consulta popular; mas o Tribunal Superior Eleitoral e a Justiça Eleitoral brasileira têm os seus procedimentos, sistemas, os prazos necessários e isto será formalmente encaminhado", disse a ministra.

 

Cármen Lúcia se reúne nesta terça-feira (2) com os presidentes dos tribunais regionais eleitorais para discutir o tema.

Da Redação
Com informações da Agência Brasil

Agência Câmara Notícias
 
 

 

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...