TAV ou hidrovias: Eis o dilema

11/07/11 - 00:00 > TREM

TAV ou cinco hidrovias mostram o dilema para governo federal

Alex Ricciardi

brasília são paulo - O debate sobre os R$ 25 bilhões que poderão ser aplicados pelo governo para financiar a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), cujo leilão deve começar a receber propostas hoje, é que seriam suficientes para construir quase todas as cinco hidrovias necessárias para reduzir o custo do transporte de carga no País.

 

A avaliação é do deputado federal Homero Pereira (PR-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística dos Transportes. A Frente conta com 220 deputados e 20 senadores, e um dos fatores de tensão que a mobilizam são as recentes denúncias que provocaram a queda do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) do Ministério dos Transportes. Homero Pereira defende que os recursos que estão prometidos para o TAV poderiam financiar o transporte hidroviário no Brasil. "Com esses recursos, nós faríamos muitas eclusas [comportas]", argumenta o político.

 

Os holofotes do setor estarão direcionados à apresentação, ou não, de propostas de consórcios para disputar o leilão, marcado para o dia 29 de julho. Apesar da recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) de mudanças no edital para o leilão, a Agência Nacional de transportes Terrestres (ANTT) decidiu manter a apresentação das propostas para hoje.

Fonte: DCI

 

 

Notícias

Prazo máximo de renovação compulsória de aluguel comercial é de cinco anos

SEM ABUSO Prazo máximo de renovação compulsória de aluguel comercial é de cinco anos 14 de setembro de 2022, 8h48 Por Danilo Vital A questão toda passa pela interpretação do artigo 51 da Lei da Inquilinato. A norma diz que, "nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito a...

TJSP condena pai a indenizar filha por abandono afetivo

TJSP condena pai a indenizar filha por abandono afetivo 04/09/2022 Reparação por danos morais fixada em R$ 10 mil.     Em decisão unânime, a 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um homem a indenizar sua filha por danos morais em decorrência de...