Tecnologia: Experimente a desconexão

Tecnologia: Experimente a desconexão

Você consegue ficar sem se conectar 30 minutos por dia? É capaz de almoçar sem olhar uma única vez o celular?

12/12/2012 -  Gil Giardelli*

Sinto falta da época em que conversávamos nas praças públicas, nas calçadas. Às vezes, até penso que parece que os filmes estavam certos e que agora somos robôs retirados das cenas futuristas. Contudo, como nossos antepassados, estamos de novo em volta das fogueiras, mas agora elas são digitais, e todos nós temos algo a dizer. 

Você consegue ficar sem se conectar 30 minutos por dia? É capaz de almoçar sem olhar uma única vez o celular? Consegue ver os detalhes da vida sem precisar fotografar e somente guardar as boas lembranças na alma?

Sim, sou um apaixonado pela democracia das redes sociais. Adoro a tecnologia e tudo o que podemos fazer com ela. Entretanto, agora eu quero dar a você um conselho muito sério: Desconecte-se!

Aproveite que estamos no fim do ano, momento de reflexão e de alguns dias de descanso, para desligar seus aparelhinhos e ser mais social na vida real. Evite ser levado pela maré brava da informação. Seu cérebro precisa disso. Cientistas da Universidade da Califórnia provaram que alguns dias sem conexão são necessários para incubar e disparar o processo criativo.

Toda tecnologia perde o sentido se não proporcionar mais contato humano. Desconecte-se para pensar em sua carreira neste fantástico momento de mudança global. Fique off-line por alguns momentos do dia para ter novas visões, influenciar mudanças, criar novos conceitos de negócios, produtos, serviços e experiências.

Amanhã ou daqui a pouco, desconecte-se e vá escutar o canto dos pássaros, a poesia das ruas, o burburinho do escritório. Vá beijar e abraçar quem você ama, vá sentir o vento em seu rosto, o sol em sua pele, conhecer mais pessoas na vida real, reencontrar amigos. Vá abraçar as árvores. Você também não sabe por quanto tempo ainda vai pode encontrá-las.

Viver na rede é fantástico, mas jamais podemos nos esquecer de que somos seres sociais. Nosso maior desafio hoje é equilibrar a vida real e a vida digital. Viva a vida e celebre o mundo.

 

* Gil Giardelli é autor do livro "Você é o que você compartilha" (Editora Gente), e especialista no Mundo.com, com quase duas décadas de experiência no universo digital. Web-ativista, é também professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA do Miami Ad School e do Centro de Inovação e Criatividade (CIC) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e da FIA-LABFIN/PROVAR em São Paulo. Giardelli também é CEO da Gaia Creative, empresa que aplica inteligência de mídias sociais, economia colaborativa, gestão do conhecimento e inovação, com atendimento prestado a companhias e instituições como BMW Brasil, TAM Linhas Aéreas, MINI Brasil, Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, Promobom Autopass, Grupo Protege, entre outras.

Fonte: INCorporativa

Notícias

Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento?

Opinião Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento? Lina Irano Friestino 19 de dezembro de 2025, 9h25 A decisão do STJ no REsp 2.195.589/GO reforça algo que, no fundo, já estava escrito na lógica do regime de bens: casar sob comunhão parcial significa dividir não...

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...