TJMG e Prefeituras - Parceria para Gestão Fiscal Eficiente

TJMG e Prefeituras - Parceria para Gestão Fiscal Eficiente

 VP_parceria_gestao_fiscal_eficiente

Com o objetivo de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Tribunal instituiu o Projeto “TJMG e Prefeituras – Parceria para Gestão Fiscal Eficiente”.
 
O que acontecia, muitas vezes, é que ao propor uma ação de execução fiscal, o município chegava a gastar mais do que tinha para receber: os custos operacionais do processo, abrangendo as despesas da própria Prefeitura e do Poder Judiciário, eram maiores que o crédito. Ficou assim comprovado que a via judicial, nem sempre, é o caminho mais viável.
 
Segundo a Lei, os créditos de valores inferiores aos custos da cobrança podem ser cancelados, sem que isso configure renúncia de receitas tributárias. A partir dessa regra, pode-se, não apenas reduzir o acervo processual, mas também diminuir a distribuição de novas ações, quando ficar comprovado que os custos do processo superam o valor que se tem a receber.
 
 
Fonte: TJMG
 
  •    
 
 

 

Notícias

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...