Transporte inovador

Porto Alegre terá aeromóvel no ano que vem.

16/08/2011

A mobilização conjunta da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Trensurb garantiu para a cidade, já em 2012, a operação do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O início das obras foi celebrado em solenidade na manhã de ontem, no canteiro principal da rotatória de acesso ao aeródromo, com a presença, entre outros, do prefeito José Fortunati, do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O transporte é inovador no âmbito tecnológico, com assinatura gaúcha e ambiental-mente sustentável.
O trajeto de 998 metros será percorrido em 90 segundos. Os dois veículos, com 150 e 300 lugares, serão dotados de ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas. O investimento soma 29,9 milhões de reais, com recursos provenientes de fundo federal.

O ministro destacou que o momento é histórico na trajetória do transporte urbano no Brasil. “Essa tecnologia gaúcha servirá de modelo para o mundo inteiro. A harmonia dos go
vernos municipal e estadual facilita muito o andamento dos projetos para Porto Alegre”, disse Negromonte.

Fortunati afirmou que os debates para viabilizar a obra começaram em 2008, na avaliação de investimentos em infraestrutura que marcassem o futuro da Capital, para inclusão no projeto de preparação para a Copa de 2014. “Começamos a interlocução sobre projetos importantes para ficar como legado à cidade. Com a oportunidade de sediar a Copa do Mundo, Porto Alegre pediu ao governo federal para que o metrô e o aeromóvel fizessem parte da preparação da cidade”, lembrou o governante.

O prefeito enfatizou que a inovação tecnológica do projeto será utilizada a serviço da integração de modais do transporte na Capital e Região Metropolitana.

“O aeromóvel será para Porto Alegre um marco de inovação e aposta no transporte coletivo como aliado fundamental na qualificação da mobilidade urbana, com especial atenção para os usuários dos serviços”, declarou.

METRÔ — Sobre o projeto do metrô de Porto Alegre, o ministro salientou que está em fase avançada de estudo pelos técnicos do governo federal. “A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado foram muito determinados ao manifestar que querem o metrô, que é um sonho para a cidade. Tenho certeza de que logo estaremos aqui para fazer esse lançamento”, avaliou.

Em consequência da complexidade da obra e do volume de recursos envolvidos, o metrô não foi incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014, mas entrou na agenda do governo federal, de acordo com o prefeito. “Graças ao fato de termos inserido como pleito para a Copa, sensibilizamos o governo para que o metrô começasse a ser discutido seriamente como medida para qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre”, frisou.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e o engenheiro responsável pela criação e diretor-presidente da Aeromóvel Brasil, Oscar Coester. O evento na Capital contou também com deputados federais, estaduais e vereadores. (PMPA)

Fonte: JusClip

 

Notícias

Advogado deve receber honorários parciais de cliente

Advogado deve receber honorários parciais de cliente 11 Mai 2012 “O contrato de prestação de serviços de advocacia, no qual está sempre presente o direito de revogação do mandato, impõe ao profissional o risco de rompimento e, consequentemente, da não realização dos honorários inicialmente...

Ação questiona pena de disponibilidade para juízes

Ação questiona pena de disponibilidade para juízes 11 Mai 2012 A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra o artigo 57 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que...

Comissão aprova direito de criança conviver com mãe ou pai preso

Comissão aprova direito de criança conviver com mãe ou pai preso 11/05/2012 Leonardo PradoSampaio: Pastoral Carcerária identificou vários casos de mães presas que perderam poder familiar. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (9) o Projeto de...

Recurso interposto antes da devolução dos autos é considerado tempestivo

Recurso interposto antes da devolução dos autos é considerado tempestivo (Qua, 09 Mai 2012 13:01:00)  A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, em decisão unânime, determinou o retorno ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) de um processo considerado intempestivo (fora...