Universitários podem ter bolsa para se qualificar e conseguir abatimento da dívida com Fies

10/10/2011 - 16h39

Universitários atendidos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) que ainda estejam fora do mercado de trabalho poderão ter acesso a bolsas de qualificação para exercerem atividades em sua área de formação nas administrações estaduais e municipais. Com participação de recursos da União, o benefício é proposto pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em projeto (PLS 9/2010) que está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (11).

Como esclarece o autor na justificação, o objetivo da proposta é ampliar a qualificação do jovem que estiver caminhando para a conclusão do curso, oferecendo ainda a ele a oportunidade de reduzir a dívida acumulada junto ao Fies. O bolsista poderá abater até 1% do saldo devedor consolidado dessa dívida, incluindo os juros. Além disso, terá direito a uma bolsa que será de, no mínimo, um salário mínimo mensal.

O piso para o valor da bolsa será de um salário mínimo para jornada de qualificação de 20 horas semanais. Caso a jornada seja de 40 horas semanais, o bolsista terá pelo menos dois salários mínimos. A partir desses valores, estados e municípios que aderirem ao programa, por meio de convênio, teriam de complementar o pagamento com recursos próprios.

Com voto favorável do relator, senador Clésio Andrade (PR-MG), o projeto estabelece ainda que o período de qualificação seja de até 12 meses, mas com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme as necessidades do estado ou município. Além disso, em cada ente federado, o número de universitários participantes não poderá ser superior a 20% do total do respectivo número de servidores.

Impasse

Ao apresentar o projeto, Renan Calheiros argumentou que o Fies teria se transformado em um impasse para os profissionais recém formados, que começam a pagar o financiamento estudantil quando ainda estão na universidade, com o desembolso de até R$ 50 a cada três meses. Mesmo com juros reduzidos, de 3,5% ao ano, o valor pago não seria suficiente nem para cobrir os encargos dos juros. A dívida vai crescendo e os jovens se formam sem conseguir pagar o empréstimo contraído. O nível de inadimplência alcançaria 22% do conjunto dos beneficiados.

Renan destaca que já há antecedente no que se refere a abatimento de dívida do Fies. Desde 2010, com a vigência da Lei 12.202, profissionais do magistério e médicos do programa Saúde na Família já contam com esse benefício. Na prática, seu projeto se propõe a estender o mesmo tipo de alívio a jovens de outras áreas profissionais ainda não inseridos no mercado de trabalho.

Depois do exame na CAE, a matéria ainda terá que passar pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde terá decisão terminativa.

Gorette Brandão / Agência Senado

Notícias

Pouco conhecido, pagamento de pensão pelos avós protege infância

Opinião Pouco conhecido, pagamento de pensão pelos avós protege infância Marcos Bilharinho 28 de janeiro de 2026, 6h35 É constatado, ainda, que o Brasil é a única nação que destina mais de seis vezes dos recursos do orçamento para os mais velhos do que para os mais jovens. Prossiga em Consultor...

Doação em vida ou testamento? Como escolher

Doação em vida ou testamento? Como escolher Izabella Vasconcellos Santos Paz Comparação entre doação em vida e testamento no planejamento sucessório, destacando vantagens, riscos e como escolher a estratégia ideal para garantir segurança familiar. terça-feira, 27 de janeiro de 2026 Atualizado às...

Assinatura digital e eletrônica: qual a diferença real entre elas?

Tecnologia Assinatura digital e eletrônica: qual a diferença real entre elas? Embora pareçam sinônimos, os termos têm diferenças técnicas e de validade jurídica importantes; entenda de vez para não errar na hora de usar Juliane Aguiar  22/01/2026 14:47 Assinar um documento sem caneta e...

e-Not Provas e a prova digital no Brasil: avanço necessário

e-Not Provas e a prova digital no Brasil: avanço necessário Renato Martini e André Caricatti A relevância do e-Not Provas não está apenas na captura de uma tela, está na tentativa de resolver a volatilidade do conteúdo online e o risco de desaparecimento do vestígio. sexta-feira, 16 de janeiro de...