"Temos que trabalhar em consonância com os interesses do povo"

 

02/02/2011 13:33

Melhorar a imagem do Congresso é uma das metas de Inocêncio

Com 421 votos, deputado Inocêncio Oliveira foi eleito 3º secretário da Mesa Diretora da Câmara.

Saulo Cruz
Inocêncio: "Temos que trabalhar em consonância com os interesses do povo."

O novo 3º secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), pretende usar a experiência acumulada como presidente da Casa (1993-1994), como 1º e 2º vice-presidente, e como 1º e 2º secretário para auxiliar na unidade da Mesa e para melhorar a imagem que a sociedade tem do Congresso.

“Para melhorar a imagem, temos que trabalhar em consonância com os interesses do povo, precisamos votar propostas que atendam ao que o cidadão espera. O Executivo tem que mandar menos medidas provisórias para que possamos votar os projetos que começam aqui”, afirmou Inocêncio Oliveira.

Para o parlamentar, entre os interesses do povo está o fortalecimento dos municípios e o repasse de recursos capazes de assegurar saúde, segurança e educação para o cidadão. Na avaliação de Inocêncio Oliveira, é preciso que a União use dinheiro para proteger as cidades. “São elas que precisam ser assistidas e abastecidas, porque é lá que a população vive”, argumenta.

Inocêncio Oliveira disse ainda que o Poder Legislativo precisa se empenhar em fazer as reformas política e tributária, mesmo que de forma fatiada. Ele apontou como pontos mais urgentes da reforma política o financiamento público de campanha e a proibição de coligações não proporcionais, em que pequenos partidos ficam sub-representados. Na reforma tributária, ele citou a urgência de reduzir a carga de impostos.

Décimo mandato
O deputado Inocêncio Oliveira, 72 anos, assumiu nesta terça-feira seu décimo mandato consecutivo. Sua atuação parlamentar é focada nas áreas de saúde, trabalho e previdência, e em temas relativos ao desenvolvimento do Nordeste. O deputado participou de diversas comissões como a de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Seguridade Social e Família.

Esta é a primeira vez que Inocêncio assume a 3ª Secretaria, que tem, entre suas atribuições, o controle e fornecimento de requisições de passagens aéreas aos deputados; o tratamento de missões especiais dos parlamentares; o exame de requerimentos de licenças e justificativas de faltas. O 3º secretário também é o corregedor substituto e responsável pela concessão de licenças médicas.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Pierre Triboli - Agência Câmara
 

Notícias

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido?

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido? Por Júlia Cople — Rio de Janeiro 08/01/2026 03h30  Atualizado há 23 horas Embora muitas mulheres ainda adotem o sobrenome do marido (foram mais de 371 mil só em 2024), a maioria hoje escolhe não fazê-lo, seja pelo receio da...

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial?

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial? Izabella Vasconcellos Santos Paz O artigo aborda a importância do contrato de namoro como proteção patrimonial em relacionamentos informais. terça-feira, 23 de dezembro de 2025 Atualizado às 13:24 "Os tempos são líquidos porque tudo muda tão...

STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar

Família STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar 4ª turma fixou solução inovadora proposta pelo ministro Buzzi. Da Redação sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 Atualizado em 7 de dezembro de 2019 16:30 A 4ª turma do STJ concluiu na quinta-feira, 5, julgamento que...

Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento?

Opinião Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento? Lina Irano Friestino 19 de dezembro de 2025, 9h25 A decisão do STJ no REsp 2.195.589/GO reforça algo que, no fundo, já estava escrito na lógica do regime de bens: casar sob comunhão parcial significa dividir não...