As 15 letras da palavra “desenvolvimento”

 

19/01/2011 - 07h15

 

Desenvolvimento: como o Brasil pode chegar lá

 

“A rota passa pela acentuada melhora dos serviços prestados pelo Estado, pelo ingresso na sociedade do conhecimento e, o mais difícil, pela instituição de novos valores de convivência social, sobretudo entre os agentes públicos e a sociedade”

 

As 15 letras da palavra “desenvolvimento” tendem a torná-la avantajada demais para os padrões dos títulos de veículos jornalísticos, nos quais ela costuma ser objeto raro. Mas a sua comprida cauda em nada impede que ela apareça com destaque em lugares onde em geral soa bem: documentos oficiais, estudos técnicos, pronunciamentos políticos etc. Ela adorna diretrizes de políticas públicas, dá nome a teorias econômicas, e está num dos primeiros artigos da Constituição Federal. O artigo 3º estabelece que “garantir o desenvolvimento nacional” é um dos “objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”.


Congresso em Foco

Notícias

Viúvo ou ex-cônjuge têm o dever de colacionar as liberalidades recebidas?

Viúvo ou ex-cônjuge têm o dever de colacionar as liberalidades recebidas? Flávio Tartuce e Carlos Eduardo Elias de Oliveira quarta-feira, 29 de novembro de 2023 Atualizado às 07:36 Começamos este texto com um caso concreto, a fim de analisar a polêmica do seu tema central. Suponha-se que um marido...