Brasileiro mais satisfeito com a vida tem maior medo do desemprego

Brasileiro mais satisfeito com a vida tem maior medo do desemprego

02/10/2012 - 13h38
Nacional
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na tentativa de medir a preocupação do brasileiro em manter o emprego e a satisfação dele com a vida, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez pesquisa e constatou que as famílias com a maior e a menor renda são as que têm mais medo de perder o emprego. A pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira, divulgada hoje (2), informa ainda que os mais ricos são os menos satisfeitos com a vida.

O Índice do Medo do Desemprego (IMD) registrou alta de 0,8% em setembro na comparação com junho, chegando a 75,3 pontos. Na comparação com setembro de 2011, quando foi registrado o menor valor da série iniciada em 2003 (71,6 pontos), a alta chegou a 2%.

Na avaliação do gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, este índice é considerado baixo e o aumento registrado no terceiro trimestre pode ser avaliado como "resultado da retração da atividade industrial e das notícias sobre a redução do ritmo de expansão do emprego".

As regiões Centro-Oeste e Norte foram as que apresentaram maior crescimento do IMD: 15,1% na comparação com junho. A faixa etária que apresenta maior preocupação com o desemprego é a compreendida entre 40 e 49 anos (77,9 pontos), seguida da entre 25 e 29 anos (77,7 pontos).

No quesito escolaridade, o grupo mais preocupado é a das pessoas de nível superior (77 pontos) e o de ensino médio (76,7 pontos). No que se refere à renda familiar, as faixas que têm mais preocupação com o emprego são as situadas nos dois extremos: de até um salário mínimo (80,8 pontos) e as famílias com renda superior a dez mínimos (79 pontos).

O Índice de Satisfação com a Vida (ISV) registrou 106 pontos em setembro – o terceiro maior da série histórica iniciada em 2003, abaixo apenas dos registrados em dezembro de 2008 (106,3 pontos) e em setembro de 2011 (106,5 pontos). Com isso, se comparado a junho, o crescimento é 1,7%. Mas, na comparação com setembro de 2011, há uma queda de 0,5%.

Uma curiosidade apontada pela CNI é que faixa etária mais preocupada com a possibilidade de perder o emprego (entre 40 e 49 anos) é a mesma que está mais satisfeita com a vida. Neste grupo, a pontuação relativa à satisfação foi 108,5 pontos.

No que se refere à renda familiar, os mais ricos, com renda superior a dez salários mínimos, estão em segundo lugar no quesito satisfação com a vida, com 108,3 pontos, atrás apenas dos com renda entre cinco e dez mínimos (109,7 pontos).

Para Renato Fonseca, o baixo IMD, associado à elevada satisfação com a vida, é uma indicação de que as pessoas estão dispostas a manter o nível de consumo, "e que o medo do desemprego é maior entre quem está mais satisfeito com a vida porque há uma tendência de as pessoas temerem a perda do que conquistaram".

Os dois índices têm como base o ano de 2003, considerando como 100 pontos o percentual médio registrado à época. A pesquisa Termômetro da Sociedade Brasileira do terceiro trimestre foi feita com 2002 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 17 e 21 de setembro.

 

Edição Beto Coura
Agência Brasil

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...