Câmara analisa propostas que educam crianças e motoristas

27/09/2012 14:02

Câmara analisa propostas que educam crianças e motoristas

TV Câmara
Transporte - Fiscalização - Radar - Radares rodoviários
Parlamentares querem investir na educação de crianças e jovens - além de motoristas - para evitar acidentes.

O deputado José Stédile (PSB-RS) acredita que o desrespeito às regras de trânsito está associado, em 99% dos casos, ao sentimento de impunidade provocado pela falta de fiscalização e não necessariamente pela falta de punições mais severas.

O parlamentar defende investimentos em programas de educação e conscientização de crianças. “Tivemos excelentes resultados com programas desse tipo na época em que fui prefeito de Cachoeirinha (RS). Os filhos ajudam a controlar a direção dos pais”, argumenta Stédile, que é autor do Projeto de Lei 3726/12, que regulamenta a profissão de técnico em segurança do trânsito. “Seriam profissionais específicos para pensar em soluções viáveis para o trânsito”, explica.

Outro texto (PL 4952/09) em tramitação na Câmara, do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), cria o programa "Segurança no Trânsito" em todas as escolas públicas e privadas. As aulas serão obrigatórias para os alunos do último ano do ensino fundamental.

A proposta prevê uma série de atividades educativas voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, para o estudante adquirir hábitos corretos e assimilar princípios de direção defensiva, além de noções de primeiros socorros.

Esse tipo de programa já existe em países europeus e em alguns estados norte-americanos com resultados satisfatórios. Segundo a médica e diretora-geral de Trânsito da Espanha, María Seguí Gómez, que participou em julho do Congresso Internacional de Trânsito, em Porto Alegre (RS), o segredo para reduzir as mortes no trânsito é a atuação conjunta de todos os órgãos que têm competência para tratar da matéria.

Segundo María, a redução das mortes na Espanha se deve basicamente ao aumento da fiscalização e do número de guardas nas ruas, ao rigor da legislação e a mudanças na formação de condutores.

A França também conseguiu reduzir em 75% - de 1972 a 2008 - as mortes no trânsito a partir de mudanças nas leis, que determinaram, por exemplo, o uso de vias específicas para motocicletas.



Direção defensiva

Outra proposta que tem com foco melhorar a formação de condutores é o Projeto de Lei 3322/08, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). O texto, que aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para incluir dois novos módulos no curso de formação de motorista, ambos envolvendo direção defensiva. O primeiro trata das repercussões sociais e econômicas dos acidentes de trânsito, e o segundo da manutenção e segurança veicular.

Verbas contingenciadas
Os deputados também chamam atenção para o contingenciamento orçamentário dos recursos do Fundo Nacional para Segurança e Educação no Trânsito (Funset), formado por 5% das multas arrecadadas no País, o que segundo eles dificulta a destinação de verbas para ações importantes.

 

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...