Clipping – A Tribuna (Santos) – Justiça agiliza alteração do nome civil e sexo em documentos

Clipping – A Tribuna (Santos) – Justiça agiliza alteração do nome civil e sexo em documentos

quinta-feira, 30 de novembro de 2017 16:44

Juiz diz que permitir que a pessoa tenha registrado o gênero com o qual se identifica é uma questão de dignidade

Em apenas 12 dias, a Justiça de Santos concedeu a uma transexual a retificação do nome civil e do sexo que constam nos documentos dela, que se identifica com o gênero feminino. A rápida decisão sobre o nome civil foi do juiz Frederico dos Santos Messias, da 4ª Vara Cível da Cidade e corregedor dos cartórios de registro civil.

“O que ajuda é um pedido bem feito, quando o advogado formula corretamente e instrui com os documentos necessários. Contamos também com o Ministério Público, com um promotor de competência exclusiva nesses casos e que emite o parecer com agilidade”, explica o magistrado.

Para o juiz, permitir que a pessoa tenha os documentos de acordo com o gênero com o qual se identifica é uma questão de dignidade. “É dar a sua plenitude de cidadania. Isso evita uma série de constrangimentos no dia a dia, quando, por exemplo, ela apresenta um documento de identidade do sexo masculino e está vestida como mulher”.

A advogada Rosângela Novaes, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santos, que representa a transexual, explica que em Santos as ações do tipo estão rápidas, graças ao entendimento do juiz a respeito da causa. Como Messias é corregedor dos cartórios, os processos distribuídos em outras varas da Cidade são encaminhados para ele.

“Trabalho mais em Santos e, pelo que converso com colegas, outros municípios estão andando mais devagar. Existem lugares que mandam para perícia, pedem estudo psicossocial. E no processo nós já instruímos tudo com laudo (psicológico), documentos e todas as certidões que o Ministério Público pede”, detalha Rosângela.

Semana diversidade

A retificação do nome civil será um dos temas em debate da 6ª Semana da Diversidade Sexual de Santos, que foi instituída pela Lei n° 2835 de 02 de maio de 2012. Realizada sempre na última semana de novembro, faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade. Começou na última segunda-feira (20) e vai até domingo (3). (clique aqui e confira a programação (https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/5003)).

No sábado (2), das 13 às 17 horas, está previsto um plantão de atendimento jurídico e orientação sobre retificação do prenome civil com membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos, além de escuta terapêutica individual com psicóloga de plantão e confecção do Cartão SUS com nome social (aquele que a pessoa quer ser chamada). O evento é no Salão Autoestima (Rua General Câmara, 245, no Centro de Santos).

No domingo (3), às 10 horas, haverá caminhada histórica com ações e referências LGBT. A saída será ao lado do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº, no Valongo, em Santos). A caminhada é aberta ao público.

Fonte: A Tribuna
Extraído de Anoreg/BR

Notícias

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...

Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação

ESFORÇO PRÓPRIO Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação 18 de dezembro de 2023, 20h16 Esse foi o entendimento da juíza Adriana Bodini, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional 3 (SP), para determinar que uma mulher fique com 50% dos bens que foram...

Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros

HERANÇA MALDITA Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros 16 de dezembro de 2023, 14h39 A decisão foi tomada no julgamento de apelação contra sentença do juízo da 3ª Vara Cível de Toledo (PR) que não reconheceu a ilegitimidade passiva dos herdeiros. Confira em Consultor...