Como funciona a motivação humana?

Você sabe motivar a sua equipe?


Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores

 

13/08/2010 - Alexandre Prates

Para iniciarmos este tema, é imprescindível saber de um elemento fundamental de um Líder Coach - Você sabe motivar seus colaboradores? Você entende sobre motivação humana? Perguntas fundamentais para saber se você consegue extrair o melhor das pessoas que você lidera.

Como funciona a motivação humana?

Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores. Tudo o que fazemos em nossas vidas - de positivo ou negativo - tem o intuito de atender nossos valores, mesmo inconscientemente. É muito importante entender que as pessoas possuem valores diferentes. E ai vai a primeira dica:

1a. Entenda que as pessoas possuem valores diferentes

O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa, ou seja, "eu pago altas comissões, o que mais eles querem?". Exatamente, o que mais eles querem? Dinheiro não motiva todo mundo, apesar de essencial, para muitas pessoas o dinheiro é um valor meio, ou seja, é importante para atender outros valores, mas não é o essencial. Ser promovido não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador que do que dinheiro, uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. E como descobrir valores? Simples! Converse, pergunte! O que te motiva, o que te faz feliz? É o único caminho.

2a. Existem 3 coisas que as pessoas gostam mais do que dinheiro

Ai vai uma dica espetacular do Líder Coach. Existem 3 coisas que fazem as pessoas arrebentarem no quesito motivação e comprometimento:

- Senso de Participação: As pessoas precisam sentir que fazem parte de alguma coisa, principalmente, que fazem parte das decisões da empresa e que suas opiniões e críticas são ouvidas e levadas a sério;

- Senso de Realização: As pessoas querem realizar coisas importantes. Mostre a cada dia que o trabalho da pessoa é fundamental para a empresa.

- Senso de Reconhecimento: Sem o reconhecimento, não vale a pena participar e realizar. O reconhecimento move as ações. O reconhecimento traz auto-estima. É importante ressaltar que as pessoas possuem diferentes perfis para sentirem-se reconhecidas:

1. Reconhecimento interno: É aquele reconhecimento que provém da uma auto-análise, ou seja, a pessoa não precisa de um reconhecimento externo para saber se foi bem e alguma atividade. Neste caso, pergunte a pessoa: Como você acha que se saiu? E então promova um feedback baseado neste auto-reconhecimento.

2. Reconhecimento externo: A pessoa precisa de um reconhecimento do outro, pois não consegue ter um senso de auto-crítica. Neste caso, ofereça prontamente um feedback.

3a. As pessoas se movem por dor e prazer

Ou seja, quer motivar alguém, de verdade, mostre o que a pessoa ganha se atingir os objetivos da empresa (motivação por prazer) e mostre também o que a pessoa perde se não atingir (motivação por dor).

Estes são alguns caminhos para o Líder Coach extrair o melhor das pessoas.

 

* Alexandre Prates - Sócio e Diretor Executivo do Instituto de Coaching Apicado – ICA. Master Coach, formado pelo Behavioral Coaching Institute e Graduate School of Master Coaches. Integra o quadro de trainers do Instituto Internacional de Coaching. Membro do comitê de Coaching Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais.
 

Revista INCorporativa
 

Notícias

Justiça de Minas Gerais concede a transexual direito de mudar nome

Justiça de Minas Gerais concede a transexual direito de mudar nome Publicado em: 23/01/2018 "A dignidade da pessoa humana, enquanto princípio fundamental da República Federativa do Brasil, consagrada no art. 1º, III, da Constituição Federal, constitui diretriz que deve nortear a alteração de...
Leia mais

MEC permite uso de nome social de transexuais no ensino básico

MEC permite uso de nome social de transexuais no ensino básico Publicado em: 19/01/2018 Está permitido pelo MEC o uso de nome social de travestis e transexuais nos registros escolares de ensino básico. Portaria 33, que homologa parecer com a permissão, foi publicada nesta quinta-feira, 18, no...
Leia mais

'Os médicos não deixaram minha irmã morrer em paz'

'Os médicos não deixaram minha irmã morrer em paz' Publicado em: 16/01/2018 Em 2009, Polly Kitzinger sobreviveu a um acidente de carro, mas ficou com sérias lesões cerebrais. A irmã dela, Jenny, diz que Polly não teria desejado ser submetida a tantas intervenções médicas que a permitiram ficar...
Leia mais

A regularização fundiária de condomínios e ranchos de lazer

A regularização fundiária de condomínios e ranchos de lazer 15 de janeiro de 2018, 8h00 Por Ivan Carneiro Castanheiro e Andreia Mara de Oliveira Núcleo urbano informal, segundo artigo 11 da Lei 13.465 de 11 de julho de 2017, é o assentamento clandestino, irregular ou no qual não foi possível...
Leia mais

COMPRADOR DEVE TRANSFERIR VEÍCULO ADQUIRIDO PARA SEU NOME

COMPRADOR DEVE TRANSFERIR VEÍCULO ADQUIRIDO PARA SEU NOME SOB PENA DE TER QUE INDENIZAR por AF — publicado em 11/01/2018 18:57 A juíza da 6ª Vara Cível De Brasília condenou o comprador de uma motocicleta a pagar R$ 5 mil a título de danos morais ao vendedor, por não ter providenciado a...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados