Como funciona a motivação humana?

Você sabe motivar a sua equipe?


Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores

 

13/08/2010 - Alexandre Prates

Para iniciarmos este tema, é imprescindível saber de um elemento fundamental de um Líder Coach - Você sabe motivar seus colaboradores? Você entende sobre motivação humana? Perguntas fundamentais para saber se você consegue extrair o melhor das pessoas que você lidera.

Como funciona a motivação humana?

Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores. Tudo o que fazemos em nossas vidas - de positivo ou negativo - tem o intuito de atender nossos valores, mesmo inconscientemente. É muito importante entender que as pessoas possuem valores diferentes. E ai vai a primeira dica:

1a. Entenda que as pessoas possuem valores diferentes

O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa, ou seja, "eu pago altas comissões, o que mais eles querem?". Exatamente, o que mais eles querem? Dinheiro não motiva todo mundo, apesar de essencial, para muitas pessoas o dinheiro é um valor meio, ou seja, é importante para atender outros valores, mas não é o essencial. Ser promovido não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador que do que dinheiro, uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. E como descobrir valores? Simples! Converse, pergunte! O que te motiva, o que te faz feliz? É o único caminho.

2a. Existem 3 coisas que as pessoas gostam mais do que dinheiro

Ai vai uma dica espetacular do Líder Coach. Existem 3 coisas que fazem as pessoas arrebentarem no quesito motivação e comprometimento:

- Senso de Participação: As pessoas precisam sentir que fazem parte de alguma coisa, principalmente, que fazem parte das decisões da empresa e que suas opiniões e críticas são ouvidas e levadas a sério;

- Senso de Realização: As pessoas querem realizar coisas importantes. Mostre a cada dia que o trabalho da pessoa é fundamental para a empresa.

- Senso de Reconhecimento: Sem o reconhecimento, não vale a pena participar e realizar. O reconhecimento move as ações. O reconhecimento traz auto-estima. É importante ressaltar que as pessoas possuem diferentes perfis para sentirem-se reconhecidas:

1. Reconhecimento interno: É aquele reconhecimento que provém da uma auto-análise, ou seja, a pessoa não precisa de um reconhecimento externo para saber se foi bem e alguma atividade. Neste caso, pergunte a pessoa: Como você acha que se saiu? E então promova um feedback baseado neste auto-reconhecimento.

2. Reconhecimento externo: A pessoa precisa de um reconhecimento do outro, pois não consegue ter um senso de auto-crítica. Neste caso, ofereça prontamente um feedback.

3a. As pessoas se movem por dor e prazer

Ou seja, quer motivar alguém, de verdade, mostre o que a pessoa ganha se atingir os objetivos da empresa (motivação por prazer) e mostre também o que a pessoa perde se não atingir (motivação por dor).

Estes são alguns caminhos para o Líder Coach extrair o melhor das pessoas.

 

* Alexandre Prates - Sócio e Diretor Executivo do Instituto de Coaching Apicado – ICA. Master Coach, formado pelo Behavioral Coaching Institute e Graduate School of Master Coaches. Integra o quadro de trainers do Instituto Internacional de Coaching. Membro do comitê de Coaching Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais.
 

Revista INCorporativa
 

Notícias

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca petição de herança

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca petição de herança Processo: Processo sob segredo judicial, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, Segunda Seção, por maioria, julgado em 26/10/2022. Ramo do Direito: Direito Civil Tema: Petição de herança. Prescrição. Termo inicial. Abertura da sucessão....

Meus bens pessoais podem responder pelas dívidas da minha empresa?

OPINIÃO Meus bens pessoais podem responder pelas dívidas da minha empresa? 22 de novembro de 2022, 10h18 Por Marilza Tânia Ponte Muniz Feitosa e João Vitor Sampaio Silva No caso de uma sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem...

NOME NÃO É ESTADO CIVIL

NOME NÃO É ESTADO CIVIL Evanildo da Silveira 16 nov 2022_09h07 A bancária paranaense Rosana Congrossi Moreira, de 52 anos, e a médica cardiologista mineira Maria Eugênia Tótola, de 51, estão separadas pelos mil km entre Curitiba e Belo Horizonte, mas têm algo em comum. Casadas no papel, nenhuma...

Qual o nível de parentesco que dá direito a herança?

Qual o nível de parentesco que dá direito a herança? Autor Priscilla Kinast Última atualização 11/08/2022 17:11 Quando uma mulher falece, tem início o processo de partilha de bens. A herança se divide entre os familiares de 1º grau. Entretanto, quem mais pode ter direito? Em suma, a herança nada...