Como funciona a motivação humana?

Você sabe motivar a sua equipe?


Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores

 

13/08/2010 - Alexandre Prates

Para iniciarmos este tema, é imprescindível saber de um elemento fundamental de um Líder Coach - Você sabe motivar seus colaboradores? Você entende sobre motivação humana? Perguntas fundamentais para saber se você consegue extrair o melhor das pessoas que você lidera.

Como funciona a motivação humana?

Só existe uma coisa que nos motiva, nossos valores. Tudo o que fazemos em nossas vidas - de positivo ou negativo - tem o intuito de atender nossos valores, mesmo inconscientemente. É muito importante entender que as pessoas possuem valores diferentes. E ai vai a primeira dica:

1a. Entenda que as pessoas possuem valores diferentes

O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa, ou seja, "eu pago altas comissões, o que mais eles querem?". Exatamente, o que mais eles querem? Dinheiro não motiva todo mundo, apesar de essencial, para muitas pessoas o dinheiro é um valor meio, ou seja, é importante para atender outros valores, mas não é o essencial. Ser promovido não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador que do que dinheiro, uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. E como descobrir valores? Simples! Converse, pergunte! O que te motiva, o que te faz feliz? É o único caminho.

2a. Existem 3 coisas que as pessoas gostam mais do que dinheiro

Ai vai uma dica espetacular do Líder Coach. Existem 3 coisas que fazem as pessoas arrebentarem no quesito motivação e comprometimento:

- Senso de Participação: As pessoas precisam sentir que fazem parte de alguma coisa, principalmente, que fazem parte das decisões da empresa e que suas opiniões e críticas são ouvidas e levadas a sério;

- Senso de Realização: As pessoas querem realizar coisas importantes. Mostre a cada dia que o trabalho da pessoa é fundamental para a empresa.

- Senso de Reconhecimento: Sem o reconhecimento, não vale a pena participar e realizar. O reconhecimento move as ações. O reconhecimento traz auto-estima. É importante ressaltar que as pessoas possuem diferentes perfis para sentirem-se reconhecidas:

1. Reconhecimento interno: É aquele reconhecimento que provém da uma auto-análise, ou seja, a pessoa não precisa de um reconhecimento externo para saber se foi bem e alguma atividade. Neste caso, pergunte a pessoa: Como você acha que se saiu? E então promova um feedback baseado neste auto-reconhecimento.

2. Reconhecimento externo: A pessoa precisa de um reconhecimento do outro, pois não consegue ter um senso de auto-crítica. Neste caso, ofereça prontamente um feedback.

3a. As pessoas se movem por dor e prazer

Ou seja, quer motivar alguém, de verdade, mostre o que a pessoa ganha se atingir os objetivos da empresa (motivação por prazer) e mostre também o que a pessoa perde se não atingir (motivação por dor).

Estes são alguns caminhos para o Líder Coach extrair o melhor das pessoas.

 

* Alexandre Prates - Sócio e Diretor Executivo do Instituto de Coaching Apicado – ICA. Master Coach, formado pelo Behavioral Coaching Institute e Graduate School of Master Coaches. Integra o quadro de trainers do Instituto Internacional de Coaching. Membro do comitê de Coaching Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais.
 

Revista INCorporativa
 

Notícias

Pontuação não pode ser lançada em CNH antes de recurso administrativo

CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA Pontuação não pode ser lançada em CNH antes de recurso administrativo 4 de maio de 2021, 7h46 Por Tábata Viapiana O magistrado embasou a decisão na Resolução Contran 619/16 e também disse ser inaplicável a penalidade enquanto os fatos não forem devidamente apurados...

Está se separando? Veja como realizar o divórcio rapidamente

Está se separando? Veja como realizar o divórcio rapidamente Por Redação -30 de abril de 20210 Todo casamento que chega ao fim precisa ser formalizado pelo divórcio, que rompe legalmente qualquer tipo de vínculo matrimonial e as demais questões referentes à união, partilha de bens, uso do nome...

Pode um herdeiro vender parte de uma herança que tem direito?

Pode um herdeiro vender parte de uma herança que tem direito? Por Gabriel Dau -8 de março de 20213 Pode um herdeiro vender parte de uma herança que tem direito antes mesmo de terminar processo que vai definir a partilha, ou seja, o inventário? Esta pergunta é até frequente de ser feita,...

A locação de imóveis por plataforma digital e o REsp 1.819.075-RS

OPINIÃO A locação de imóveis por plataforma digital e o REsp 1.819.075-RS 28 de abril de 2021, 6h35 Por Gleydson K. L. Oliveira O negócio jurídico de locação de imóvel viabilizado por plataforma digital deve ser classificado como de locação ou de hospedagem? Confira em Consultor...

Quais são os direitos de quem vive em União Estável?

Quais são os direitos de quem vive em União Estável? Por Redação -23 de abril de 2021 De acordo com o Código Civil, é considero união estável a relação de convivência entre um casal de forma contínua e duradoura, com o objetivo de constituir uma família. Além disso, não é obrigatório o...