Cuidador sem estresse

CUIDAR DE IDOSOS 
 

Cuidador sem estresse
Saiba como lidar com as próprias emoções e necessidades ao cuidar de idosos doentes

da redação 24/08/2010

Compartilhar Não é fácil quando alguém a quem você ama está doente ou morrendo, principalmente se esta pessoa encontra-se sob seus cuidados. Um estudo feito com cuidadores descobriu que um a cada três atingem altos níveis de estresse. Tão comum quanto o estresse é a queixa do pouco tempo que sobra para passar com a família e amigos e em outras atividades.

Antes de cuidar do outro é preciso redobrar a atenção consigo mesmo, recomendam especialistas, pois o risco de uma total exaustão física ou emocional é grande. “É urgente tanto para a família do parente doente ou em fase terminal, quanto para um cuidador profissional ter um acompanhamento psicológico. Essas pessoas lidam diretamente com a morte e por mais que achem que estão preparadas para isso, podem sucumbir”, explica o geriatra Daniel Moraes, que dá cursos para cuidadores de idosos.

O fardo emocional é grande e pode afetar a todos que circundam tanto o doente quanto o cuidador. “O excesso de zelo é muito comum dentre os familiares e isso prejudica o próprio doente, que percebe este excesso e se sente invadido, além de sofrer com a perda total de sua individualidade. É recomendável buscar grupos de ajuda e estar em contato com pessoas que também passam por essa situação. Assim fica mais fácil compreender e saber como agir e perceber que outras pessoas também vivem dias difíceis”, orienta Daniel.

O site do Ministério da Saúde disponibiliza um questionário de autoavaliação do cuidador. É útil para identificar os sinais psicólogicos e de comportamento durante o acompanhamento do cuidador. Se algo está fora do controle é interessante se afastar do doente, deixar aos cuidados com outro alguém e se desconectar ao menos uma semana para recuperar a tranquilidade”, recomenda o geriatra.


Veja oito dicas para cuidar-se melhor e evitar o estresse emocional

Coloque suas necessidades físicas à frente - Coma refeições nutritivas. Não descarregue o estresse com abusos como de comida e alcóol. Tente não perder muitas horas de sono – caso não durma direito à noite, procure uma hora hora do dia para relaxar e descansar. Encontre tempo para se exercitar, mesmo que tenha que pedir para que alguém olhe o paciente enquanto você se exercita. Se está vivenciando sintomas como depressão, extrema tristeza, problemas de concentração, apatia, pensamentos negativos – fale com um profissional.

Conecte-se com os amigos - Isolamento aumenta o estresse. Encontrar regularmente com os amigos e parentes pode manter afastadas emoções negativas.

Peça ajuda – Faça uma lista de coisas que tenha que fazer e solicite a ajuda de pessoas para eliminar certas pendências. Até mesmo parentes distantes ou amigos poderão ajudá-lo com algumas pendências.

Se possível contrate ajuda profissional – Um geriatra para cuidar eventualmente do paciente é muito recomendável. Outro serviços como Homecare, enfermeiros, e até voluntários podem ajudar nos serviços até mesmo domésticos.

Tire um tempo pra você – Você merece. Procure alguém de confiança para ficar com o doente e faça uma viagem ou saia pelo menos do ambiente onde se encontra o enfermo. Isso ajuda a aliviar o estresse e a raciocinar melhor, além de uma melhor avaliação sobre sua própria situação.

 

Divida seus sentimentos e emoções – Guardar para si os problemas e dificuldades emocionais só o prejudicará. É importante dividir seja com amigos ou até um profissional as aflições e momentos difíceis que esteja vivenciando. Isso o aliviará.

 

Saiba dizer não – Encare o fato de que não há como dar conta de tudo. Organize seu tempo e não exagere nas obrigações e afazeres. Seja realista e perceba sua condição atual que já exige muito tempo e energia e saiba simplesmente negar certas coisas que estejam fora de seu alcance.

 

Seja positivo – Faça o seu melhor para afastar emoções negativas. Junte-se à família e promova conversas para tentar solucionar conflitos internos e mesmo as situações do dia a dia.


Fonte: Mais de 50

 

Transmita suas valiosas "dicas". Comente

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Notícias

Disposição normativa inconstitucional

Terça-feira, 01 de março de 2011 Fixação de valor do salário mínimo por decreto é questionada no STF A possibilidade de o Poder Executivo reajustar e aumentar o salário mínimo por meio de decreto, prevista no artigo 3º da Lei nº 12.382/2011*, foi questionada por meio da Ação Direta da...

NFe do Brasil: solução gratuita para emitir NFe

Extraído de Revista INCorporativa NFe do Brasil: solução gratuita para emitir NFe A ferramenta é direcionada a companhias nacionais que já utilizam o sistema grátis da Secretaria da Fazenda 01/03/2011 - Camila Freitas A NFe do Brasil, empresa especializada em inteligência fiscal eletrônica,...

Ressarcimento de gastos médicos

Unimed não pode rescindir contrato unilateralmente (01.03.11) A 5ª Câmara de Direito Civil do TJ de Santa Catarina confirmou parcialmente sentença da comarca de Itajaí e condenou a Unimed Litoral ao ressarcimento de gastos médicos efetuados por uma conveniada que não fora informada sobre a rescisão...

Direito de ter acesso aos autos

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 Indiciado em ação penal há quase 10 meses reclama direito de acesso aos autos Denunciado perante a 2ª Vara Federal de Governador Valadares (MG) por supostamente integrar uma quadrilha acusada de desvio de verbas destinadas a obras municipais – como construção...

Autorização excepcional

28/02/2011 - 14h14 DECISÃO Avô que vive com a filha e o neto consegue a guarda da criança A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu ao avô de uma criança, todos moradores de Rondônia, a guarda consensual do menor, por entender que se trata de uma autorização excepcional. O...

A prova da morte e a certidão de óbito

A PROVA DA MORTE E A CERTIDÃO DE ÓBITO José Hildor Leal Categoria: Notarial Postado em 18/02/2011 10:42:17 Lendo a crônica "Um mundo de papel", do inigualável Rubem Braga, na qual o autor critica com singular sarcasmo a burocracia nas repartições públicas, relatando acerca de um suplente de...