Cunha apoia projeto que modifica o cálculo de correção do FGTS

05/05/2015 - 15h12

Cunha apoia projeto que modifica o cálculo de correção do FGTS

Acompanhado dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Leonardo Picciani (PMDB-RJ, líder do partido) e Mendonça Filho (DEM-PE, líder do partido), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi levar seu apoio ao protocolar nesta terça-feira (5) o Projeto de Lei 1358/15, que modifica o cálculo de correção do FGTS.

De acordo com o texto, os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão ser remunerados com as mesmas taxas da caderneta de poupança. Os depósitos efetuados a partir de 1º de janeiro de 2016 serão corrigidos pela TR mais 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for superior a 8,5% (atualmente essa taxa está em 13,25%).

Eduardo Cunha ressaltou que a proposta não irá modificar os atuais investimentos e só valerá para novos depósitos a partir de janeiro de 2016. "Atualmente, há uma injustiça que precisa ser corrigida. Essa poupança não atinge seu objetivo se não tem uma correção pela inflação", afirmou Cunha.

Ainda segundo o presidente da Casa, nesta semana será votada sua urgência. "Tentaremos votar a proposta na semana que vem no Plenário", destacou Eduardo Cunha.

Concordando com as palavras de Cunha, o deputado Paulo Pereira da Silva, que dirige a Força Sindical, disse que a proposta corrige uma distorção histórica, mesmo sem modificar os atuais investimentos. "Pelo menos irá corrigir os futuros investimentos, pois o atual cálculo não está gerando nenhum rendimento e tudo está sendo perdido para inflação".

Ajuste Fiscal 
Cunha aproveitou para comentar sobre seu posicionamento em torno das propostas de ajuste fiscal, que tramitam na Casa e já trancam a pauta de votações. "Eu sempre defendi o ajuste como forma de sinalizar as contas públicas . Qual o ajuste? Qual o seu conteúdo? Não queremos tirar direitos de trabalhadores", finalizou.

Neste momento, Cunha preside a reunião de líderes da Casa.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Newton Araújo
Agência Câmara Notícias
 

 

Notícias

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...

Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa

Terceira idade Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa 3 de dezembro de 2025, 8h24 Ele apresentou uma oferta de 11% de seus rendimentos líquidos em caso de vínculo empregatício formal e de um terço do salário mínimo se estiver desempregado. Prossiga em Consultor...