Debatedores veem educação em tempo integral como meta vital para o País

30/10/2013 - 13h12

Debatedores veem educação em tempo integral como meta vital para o País

Até 2020, o governo tem como meta oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas do ensino básico e atender 25% dos estudantes. A afirmação, do presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), dá o tom do seminário sobre educação em tempo integral que está sendo realizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O evento conta com especialistas da França, Portugal e Espanha, que apresentam experiências em seus países e dialogam com estudiosos brasileiros. Estes falam sobre os estudos e as práticas já adotadas no País.

Envolver a família
O segundo secretário da Câmara, deputado Simão Sessim (PP-RJ), afirmou que a educação em tempo integral significa o envolvimento de toda a comunidade onde a escola está inserida. Segundo ele, é preciso reinserir as famílias nesse projeto, dando voz e devolvendo a elas o papel que foi transferido às escolas.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), ressaltou que os resultados do exame Pisa mostram que os países que estão nas primeiras colocações investem na educação em tempo integral. O Pisa avalia a qualidade do ensino no mundo inteiro por meio de testes com alunos da educação básica nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.

A secretária de Educação Continuada do Ministério da Educação, Macaé Evaristo dos Santos, ressaltou que não possível o desenvolvimento pleno da educação em tempo integral se não forem alcançadas políticas setoriais que dialoguem com o esporte, a saúde e a assistência social.

Os recursos para a ampliação da educação em tempo integral viriam dos 10% do PIB para o setor de ensino, previstos no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), já aprovado na Câmara dos Deputados e atualmente em análise no Senado.

O seminário prossegue à tarde, no Auditório Nereu Ramos.



 

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Dourivan Lima

Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...