Denatran faz campanha para reduzir o número de acidentes envolvendo motos

Denatran faz campanha para reduzir o número de acidentes envolvendo motos

19/09/2012 - 14h40
Nacional
Por Danyele Soares
Repórter do Radiojornalismo da EBC

Brasília - O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou hoje (19), em Brasília, uma atividade voltada para motociclistas. Foi para demonstrar a necessidade de manutenção desses veículos e para melhorar formação dos condutores.

O motociclista é o destinatário de esforços das autoridades para redução do número de acidentes. É para ele que está direcionado um grupo de ações educativas nesta Semana Nacional do Trânsito, que terá atividades até terça-feira da semana que vem.

Segundo o diretor do Denatran, Julio Arcoverde, em cinco anos, o número de motocicletas em circulação no país dobrou, passando de 10 milhões, em 2007, para quase 20 milhões neste ano.

Último levantamento do governo mostra que em 2010 o número de mortos no trânsito chegou a 40.989. Com 13.452 registros, os motociclistas formaram o grupo com maior número de mortos, 32,81% do total.

Julio Arcoverde defende ações conjuntas entre governo e sociedade para fiscalizar e orientar os motociclistas. “Se nos unirmos, poderemos transformar a realidade do país. A segurança no trânsito depende de cada um de nós”, afirma Arcoverde.

Entre as ações realizadas para diminuir os acidentes envolvendo motos, está o treinamento obrigatório para motofrentistas e mototaxistas, determinado pelo regulamentos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no início de agosto. “Vamos dar início, neste mês, a uma campanha educativa para incentivar a capacitação dos motociclistas”, adianta o diretor do Denatran.


Edição Beto Coura
Agência Brasil
 

Notícias

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...