Diminuição da pobreza no meio rural

07/12/2010


Políticas públicas para agricultura familiar precisam avançar apesar de renda melhor, diz ministro

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Ao fazer um balanço da pasta nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou hoje (7) que a renda na agricultura familiar melhorou, mas que as políticas públicas no setor ainda precisam avançar.

Após participar de reunião com delegados do ministério em cada estado brasileiro, Cassel lembrou que a renda da população brasileira cresceu 11% entre 2003 e 2009 e que o aumento, na agricultura familiar, no mesmo período, foi de 35%.

“É visível, é o relato de todos os delegados de como diminuiu a pobreza no meio rural nos últimos anos em função de políticas públicas como o acesso ao crédito, a assistência técnica, o Programa Mais Alimentos”, disse.

O ministro destacou, entretanto, que políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ainda precisam alcançar 2 milhões de famílias, sobretudo no Norte e Nordeste.

“São aquelas famílias muito pobres, que não têm terra ou que têm terra não regulamentada, que não têm documentação, que são excluídas”, explicou. “A expectativa [para o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff] é a melhor possível”, completou.

Para Cassel, a parte mais complexa da agricultura familiar era construir um arcabouço de políticas o que, segundo ele, foi alcançado ao longo dos últimos oito anos. “Agora é aprofundar, ampliar o alcance dessas políticas, fazer com que cheguem a agricultores de todos os cantos do país”, disse.

 

Edição: Talita Cavalcante
 

Agência Brasil

 

Notícias

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...