Eletronuclear estuda guardar rejeitos em caverna por 500 anos

 

23/03/2011 - 12h01

Eletronuclear estuda guardar rejeitos em caverna por 500 anos 

O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, disse há pouco que a empresa estuda a adoção de política para depositar rejeitos de combustível radiativo das usinas nucleares do país em sistema de cápsulas de aço inoxidável que seriam abrigadas em caverna por 500 anos.

Segundo ele, os rejeitos são ainda de pouca monta e não há justificativa econômica para se pensar imediatamente em reciclagem, inclusive porque o país dispõe de muita oferta de urânio.

Ele acredita que depois de a Eletronuclear provar a segurança desse sistema de deposição e com incentivos de royalties, municípios do país irão se apresentar voluntariamente para guardar os rejeitos. De acordo com o presidente da Eletronuclear, esse sistema de deposição foi considerado "uma forma imaginativa e pragmática" por especialistas dos Estados Unidos.

Othon Luiz encerrou sua participação há pouco em audiência conjunta de três comissões do Senado.

 

Agência Senado


 

 

Notícias

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...