Emissão de certidão on-line

Sistema on-line facilita emissão de certidão

Extraído de AnoregBR

A partir de outubro, um sistema nacional, on-line, permitirá que a maternidade envie os dados de nascimento de uma criança ao cartório da região e receba a certidão de nascimento autenticada eletronicamente, bastando imprimi-la e entregá-la à mãe.

 

Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a intenção é diminuir o sub-registro e aumentar a segurança do documento, principalmente em áreas mais carentes e com cartórios mais distantes.

Para Ricardo Chimenti, juiz da corregedoria do CNJ, algumas maternidades já têm hoje um sistema para transmitir informações dos recém-nascidos aos cartórios por email, mas não há regulamentação.
 

Em algumas cidades, funcionários dos cartórios pegam os dados dos bebês na maternidade, levam ao cartório e devolvem ao hospital a certidão de nascimento.
 

A medida do CNJ, publicada ontem no "Diário Oficial da União", dá prazo de um ano para que maternidades e cartórios se adaptem.

 

Fonte: Folha de S. Paulo 

Notícias

Condomínio: como fazer a prova do excesso de barulho

Condomínio: como fazer a prova do excesso de barulho Publicado por ADIMPLENTE COBRANÇA CONDOMINIAL há 1 hora Quem mora em condomínio e nunca teve problemas com barulhos no meio da noite que solte um grito. Ninguém está livre de vizinhos barulhentos. A maioria das reclamações em condomínio...
Leia mais

Arábia Saudita designa pela primeira vez 12 mulheres como tabeliãs

Arábia Saudita designa pela primeira vez 12 mulheres como tabeliãs 09/07/201808h49 A Arábia Saudita outorgou pela primeira vez na história permissão a 12 mulheres para trabalhar como tabeliãs, informou nesta segunda-feira o Ministério de Justiça saudita. As novas tabeliãs poderão emitir poderes e...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados