Filiação socioafetiva: STJ garante direitos e define reponsabilidades legais com base no vínculo afetivo

MÍDIAS
27/08/2025 08:15 
 

Filiação socioafetiva: STJ garante direitos e define reponsabilidades legais com base no vínculo afetivo

A filiação socioafetiva é reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como forma legítima de constituição da parentalidade, ao lado da biológica e da adotiva. A corte tem reafirmado, em suas decisões, que o vínculo afetivo, pautado na convivência, no cuidado e na intenção de assumir o papel de pai ou mãe, gera os mesmos efeitos jurídicos da filiação tradicional.

Uma reportagem especial da Secretaria de Comunicação Social do STJ conta o caso de um jovem que, após a morte do pai biológico, pediu a inclusão do nome do padrasto na certidão de nascimento.  

A reportagem mostra também o reconhecimento de filiação socioafetiva entre avós e netos maiores de idade, além da possibilidade desse tipo de registro mesmo após a morte do pai ou da mãe socioafetivos. 

Clique na imagem para assistir à reportagem especial:

Clique aqui.

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

________________________________________________

 

                                                                                                                       

                 

 

Notícias

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente

Justiça do Amazonas reconhece multiparentalidade em registro de adolescente 07/11/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da DPE-AM) A Vara Única de Itapiranga reconheceu judicialmente a multiparentalidade no registro civil de um adolescente de 15 anos. Com a sentença, ele...