Fim da assinatura básica de telefone lidera pedidos dos cidadãos à Câmara

01/11/2012 19:36

Fim da assinatura básica de telefone lidera pedidos dos cidadãos à Câmara

Joanfi
Comunicação - Telefonia - Serviço 0800
Proposta prevê que serão cobrados do assinante apenas os pulsos e minutos efetivamente utilizados.

Um dos grandes destaques nesta primeira semana de novembro é o Projeto de Lei 5476/01, que acaba com a assinatura básica no serviço fixo. Pela proposta, as prestadoras de serviço de telefonia fixa em regime público cobrarão do assinante apenas pelos pulsos e minutos efetivamente utilizados.

A matéria aguarda a instalação de uma comissão especial criada em 2005. Em 2004, a Comissão de Defesa do Consumidor havia aprovado um substitutivo estendendo a regra para as contas de celulares. Sua análise depende também da aprovação de um requerimento de urgência, o que permitiria a designação de um relator em Plenário.

Há oito anos consecutivos, o PL 5476/01 é o campeão de atendimentos realizados pela Câmara por meio dos serviços 0800 e Fale Conosco. De 2004 até o final de setembro de 2012, foram 2,5 milhões de atendimentos sobre o projeto. Somente neste ano, de janeiro a setembro, foram 204.136 manifestações.

Segundo a diretora da Coordenação de Participação Popular (CPP), Simone Ravazzolli, os cidadãos perceberam que esse canal de comunicação com a Casa podia ser usado como uma forma de engajamento para conseguir pautar projetos de seu interesse. A coordenação faz parte da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Câmara.

“A Casa está aberta, mais do que nunca, para ouvir a sociedade. A criação da coordenação, com a finalidade de trabalhar os dados dessa participação e encaminhar informações aos deputados, permite um diálogo contínuo da Câmara com a população”, afirmou.

Serviço antigo
Esse serviço de atendimento à população existe desde 1998, quando foi implantado o 0800-619619, por meio do qual os cidadãos ligam de graça de qualquer lugar do Brasil. Naquele ano, foram 9.800 atendimentos.

Em 2004, o trabalho foi ampliado com a criação do Fale Conosco. Em 2010, esses dois canais receberam 725.393. Número que chegou a 734.948 em 2011.

Por meio desses canais, as pessoas se manifestam sobre proposições que tramitam na Câmara, pedem informações sobre a atividade parlamentar e institucional da Casa, além de fazerem sugestões, denúncias, críticas, elogios e reclamações.

Mensalmente, a Central de Atendimento envia aos deputados um relatório com todas as manifestações recebidas por meio de ligações telefônicas e e-mails.

 

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Newton Araújo

Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Procuração sem identificação de quem a assina é considerada inválida

Extraído de DireitoNet Procuração sem identificação de quem a assina é considerada inválida 16/mai/2011 Fonte: TST - Tribunal Superior do Trabalho  Não cabe ao magistrado examinar contrato social e ata de audiência para conferir se a assinatura da procuração é do sócio proprietário da empresa....

Condomínio não pode propor ação de reparação por danos morais a condôminos

16/05/2011 - 09h04 DECISÃO Condomínio não pode propor ação de reparação por danos morais a condôminos O condomínio não possui legitimidade para postular em juízo reparação por danos morais sofridos pelos condôminos. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proveu,...

Sem proteção

  Por que departamento jurídico deve ser inviolável Por Gabriela Rocha   O departamento jurídico das empresas tem a mesma inviolabilidade dos escritórios? Qual a definição de local de trabalho? Em que hipóteses a comunicação entre o advogado e seu cliente é protegida? Quais os limites e...

Teste da advocacia

  "Exame de Ordem destrói famílias" Por Rodrigo Haidar   Ildecler Ponce de Leão, presidente de um tal de Movimento Democrático Estudantil (MDE), se sentou à bancada de uma das salas da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (12/5), para discutir a obrigatoriedade do Exame de Ordem. Foi...

É impossível sequestro sobre bem de família

13/05/2011 - 09h19 DECISÃO É impossível sequestro sobre bem de família Não é possível o sequestro de bens que não podem ser, ao fim, expropriados. O entendimento, da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou a possibilidade de incidência de sequestro sobre bem de família. O...

Devolução de cheque ao devedor, e não ao credor, gera indenização

12/05/2011 - 09h09 DECISÃO Devolução de cheque ao devedor, e não ao credor, gera indenização A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do Banco do Brasil a indenizar por danos morais, no valor de R$ 10 mil, a Associação Comunitária de Laginha, no estado da Paraíba,...