Fortalecimento da agricultura familiar

 

06/01/2011 15:10
 

Ministro ganha apoio de deputados ao prometer reforma agrária

 

 

Deputados ligados ao agronegócio e aos pequenos agricultores prometem apoio às ações do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que assumiu a pasta com o discurso de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da reforma agrária. Segundo ele, o diálogo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) será mantido e ampliado, mas com restrições à ocupação de terras produtivas.

O ministro argumenta que, apesar de avanços na área, o País ainda abriga cerca de 5 milhões de agricultores familiares em extrema pobreza. Para Florence, esse quadro tem que ser mudado com urgência: "É necessária uma nova etapa de avanço no combate à pobreza; no desenvolvimento com inclusão social; e no protagonismo dos assentados e dos agricultores familiares, com o adensamento da cadeia produtiva, comercialização justa, assistência técnica, crédito e um conjunto de políticas para acesso à terra, entre elas a regularização fundiária e a reforma agrária na forma de desapropriação de terras."

A promessa de melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor foi elogiada pela deputada eleita Luci Choinacki (PT-SC). Ela pertence ao núcleo agrário do partido e afirma que o combate à pobreza no campo está entre as prioridades do governo Dilma Rousseff: "Fiquei muito feliz com a fala dele sobre o aprofundamento da política social de distribuição de renda e inclusão. Isso me dá a garantia de avanços nos projetos do campo, principalmente nos assentamentos, na reforma agrária e na agricultura familiar. Há pequenos agricultores que precisam de todo o apoio nas áreas de tecnologia, comunicação, estrada, preço, investimento e pesquisa.”

Desenvolvimento
O discurso de Afonso Florence também repercutiu bem na bancada do agronegócio. O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) ressalta que a redução dos custos e a garantia de renda são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura brasileira: "A posição do ministro fecha com a nossa de combate à desigualdade desses produtores que não têm renda. Apesar de haver bolsões de situação bem melhor, há pessoas que vivem miseravelmente”, observa.

Heinze comentou também as declarações do ministro sobre invasões de propriedades: “É importante não permitir. Ele quer discutir melhor a questão dos índices de produtividade e principalmente a renda rural. É extremamente importante essa posição do ministro, que vai dar condições para que nós da Comissão de Agricultura — tanto a bancada ruralista quanto o núcleo agrário do PT — possamos trabalhar nessa direção, porque isso vai ao encontro do desejo de milhões de produtores rurais."

Afonso Florence exerceu, até o ano passado, o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Ele foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal, cargo do qual vai se licenciar para ocupar o ministério.

 

 

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior - Agência Câmara

Notícias

Namoro não se confunde com união estável

Mesmo com nascimento de filho, namoro não se confunde com união estável A 1ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve decisão que indeferiu pedido liminar de alimentos formulado por uma mulher em desfavor de um jovem empreendedor da Capital, com quem teria vivido relacionamento estável que culminou no...

Emitente é responsável por pagar por cheque emprestado

Nacional 04/11/2013 | 13h14m Emitente é responsável por pagar por cheque emprestado Quem deve garantir o pagamento de cheque é o emitente, mesmo que a folha tenha sido emprestada para namorada. A decisão é da 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que negou indenização...

Sócio deve indicar localização de empresa em execução

Sócio deve indicar localização de empresa em execução Sócio deve indicar localização de empresa em execução Quando duas partes são rés em ação trabalhista e a empresa, devedora primária, não é localizada para ser executada, cabe ao sócio, devedor secundário, indicar os meios que isso ocorra e...