Homenagem ao Dia do Meio Ambiente leva a debate sobre como concretizar acordos

04/06/2012 - 16h18 Congresso - Homenagem - Atualizado em 04/06/2012 - 16h18

Homenagem ao Dia do Meio Ambiente leva a debate sobre como concretizar acordos

Simone Franco

Na contagem regressiva para a realização da Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho –, o Congresso Nacional debateu perspectivas sobre o evento, nesta segunda-feira (4), em sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Inicialmente, o senador Fernando Collor (PTB-AL) resgatou a memória da Eco 92, conferência das Nações Unidas também realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e que inseriu o viés ambiental na discussão sobre o desenvolvimento sócio-econômico global. Collor presidia o Brasil naquela época e considerou a participação da sociedade no evento como um “divisor de águas” no debate ambiental.

- É mandatório encontrar fórmulas de desenvolvimento que não retroalimentem a cadeia econômica nos moldes atuais. É preciso ter coragem de inovar encontrando novas formas de produção e consumo, com a convicção de que há limites para a utilização desordenada dos recursos naturais – alertou Collor, sustentando não ser possível permitir qualquer retrocesso no nível de compromisso global em torno do meio ambiente construído na Eco 92.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), “a Rio +20 deve ter a capacidade de reconhecer que falhamos no processo de implementação da Eco 92”. Rollemberg concordou com Collor sobre a necessidade de reformulação dos padrões mundiais de produção e consumo e aposta na economia verde – um dos temas centrais da Rio+20 e que envolve um modelo produtivo menos danoso ao meio ambiente – como um instrumento para erradicação da pobreza.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também compartilhou da preocupação sobre a urgência em se “reinventar” os padrões de produção e consumo e a exemplo do líder do PSDB na Câmara, deputado Mendes Thames (SP), defendeu mudança no modelo de locomoção urbana dominante no país, focado no transporte rodoviário.

Mendes Thames considerou ainda a Rio +20 como o fórum ideal para o Brasil exigir que passe a constar dos acordos firmados na Organização Mundial de Comércio (OMC) que os bens ambientais, ou seja, produzidos sem degradar o meio ambiente, ficarão isentos de tributação no comércio internacional.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamim apontou dois desafios suscitados pela Rio +20: superar o déficit de implementação das leis e acordos internacionais, como os firmados na Eco 92, e impedir qualquer tipo de retrocesso em relação às conquistas já obtidas na área ambiental.

O evento também contou com a participação do deputado federal Luiz Couto (PT-PB) e da representante do Ministério da Cultura Márcia Rollemberg.

 

Agência Senado

 

Notícias

Teste da advocacia

  "Exame de Ordem destrói famílias" Por Rodrigo Haidar   Ildecler Ponce de Leão, presidente de um tal de Movimento Democrático Estudantil (MDE), se sentou à bancada de uma das salas da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (12/5), para discutir a obrigatoriedade do Exame de Ordem. Foi...

É impossível sequestro sobre bem de família

13/05/2011 - 09h19 DECISÃO É impossível sequestro sobre bem de família Não é possível o sequestro de bens que não podem ser, ao fim, expropriados. O entendimento, da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou a possibilidade de incidência de sequestro sobre bem de família. O...

Devolução de cheque ao devedor, e não ao credor, gera indenização

12/05/2011 - 09h09 DECISÃO Devolução de cheque ao devedor, e não ao credor, gera indenização A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do Banco do Brasil a indenizar por danos morais, no valor de R$ 10 mil, a Associação Comunitária de Laginha, no estado da Paraíba,...

Inadimplência em parcelas de imóvel gera dever de indenizar

11/05/2011 - 09h22 DECISÃO Inadimplência em parcelas de imóvel gera dever de indenizar Mesmo se o imóvel é destinado a pessoas de baixa renda e as prestações de seu contrato forem de valor ínfimo, o inadimplemento do pagamento gera a obrigação de indenizar. A maioria dos ministros da Terceira...

Cópias autenticadas indevidamente por advogado resultam em extinção do processo

10/05/2011 Cópias autenticadas indevidamente por advogado resultam em extinção do processo A apresentação de cópias de documentos sem a devida autenticação levou a Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na sessão de hoje (10), a extinguir,...