Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos

Roteiro de nossas vidas

Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos

Partes envolvidas se antecipam a futuras pelejas e ficam precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Em entrevista à TV Migalhas, o presidente do Instituto Vertus, Rubens Tilkian apresenta o novo projeto da câmara de mediação, o "Roteiro de nossas vidas". Idealizado para evitar conflitos, o projeto traça um plano preventivo, em que as partes envolvidas se antecipam a futuras lides e ficam  precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

"Nossa experiência do dia-a-dia mostrou que seria imprescindível uma ferramenta no mercado hoje para que as partes pudessem dialogar sobre assuntos difíceis antes de estarem inseridas no conflito."

O projeto foi criado após a experiência do Instituto, sobretudo na área da família. Depois de anos resolvendo conflitos, os mediadores perceberam que muitas discussões que geraram o divórcio poderiam ser evitadas se houvesse uma preparação para o casamento; um alinhamento das expectativas das partes. Prepará-las para um relacionamento saudável, evitaria a degradação da vida conjugal.

Mas os benefícios da metodologia vão muito além da área da família. O método pode ser também aplicado a empresas e sócios preocupados em proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso.

Com as expectativas alinhadas, há a prevenção de grandes conflitos entre seus colaboradores, garantindo uma boa relação com seus pares (reuniões de sócios ou assembleias), possibilitando manter as expectativas empresariais e pessoais de cada um em relação ao projeto devidamente atualizadas, evitando muitas vezes o litígio societário que, em último pano, acaba por prejudicar a própria continuidade da empresa. Pode-se imaginar, inclusive, a magnitude desses conflitos societários em empresas familiares, em que o grau de emocionalidade extrapola o razoável.

Fonte: Migalhas
 

 

Notícias

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país Entre 2020 e 2024, número de procedimentos cresceu 49,7%, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal O volume de famílias que têm resolvido a partilha de bens de forma extrajudicial vem aumentando desde 2020, quando foi...

Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação

Ex é para sempre Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação Danilo Vital 22 de setembro de 2025, 19h18 “Enquanto os haveres não forem efetivamente pagos ao ex-cônjuge, permanece seu direito de crédito em face da sociedade, que deve incidir também sobre os lucros e...

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...