Jurisprudência mineira - Agravo de Instrumento - Ação de inventário - Habilitação dos sobrinhos-netos da de cujus

Jurisprudência mineira - Agravo de Instrumento - Ação de inventário - Habilitação dos sobrinhos-netos da de cujus

AGRAVO DE INSTRUMENTO - AÇÃO DE INVENTÁRIO - HABILITAÇÃO DOS SOBRINHOS-NETOS DA DE CUJUS - POSSIBILIDADE NO CASO CONCRETO

- Não se tratando de sucessão direta dos sobrinhos-netos quanto aos bens da tia-avó, mas sim de sucessão direta quanto aos bens de seus próprios ascendentes - que, em vida, receberam a herança da de cujus -, é possível deferir a habilitação dos agravantes, sub-rogados, na herança de suas respectivas avós.

- Recurso conhecido e provido.

Agravo de Instrumento Cível nº 1.0024.02.623999-6/001 - Comarca de Belo Horizonte - Agravantes: Ana Paula Ribeiro Pereira Freitas e outros - Interessado: Elvina das Dores Araújo, espólio de, representado pelo inventariante José Pedro Avelino - Relatora: Des.ª Albergaria Costa

ACÓRDÃO

Vistos etc., acorda, em Turma, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, em dar provimento ao recurso.

Belo Horizonte, 27 de março de 2014. - Albergaria Costa - Relatora.

NOTAS TAQUIGRÁFICAS

DES.ª ALBERGARIA COSTA - Trata-se de agravo de instrumento interposto por Ana Paula Ribeiro Pereira Freitas e outros contra a decisão de f. 31/33-TJ que, em ação de inventário de Elvina das Dores Araújo, indeferiu o pedido de habilitação dos sobrinhos-netos da de cujus.

Em suas razões recursais, os agravantes sustentaram que a decisão recorrida, além de excluir da herança os sobrinhos-netos, também excluiu os cônjuges supérstites dos sobrinhos falecidos. Afirmaram que os demais herdeiros estão de acordo com a habilitação requerida. Defenderam que, por ocasião da morte da inventariada, a herança foi transmitida às cinco irmãs vivas e aos 22 sobrinhos, filhos de irmãos pré-mortos, e que as irmãs, por sua vez, quando faleceram, transferiram o quinhão que tinham herdado a seus respectivos herdeiros, filhos e netos. Pediram o provimento do agravo. Às f. 215/215-v.-TJ, foi deferido o processamento do agravo na forma instrumental.

O inventariante se manifestou às f. 219/220-TJ.

Informações do Juiz da causa à f. 223-TJ.

Ouvida, a Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo provimento do agravo (f. 225/229-TJ).

É o relatório.

Conhecido o recurso, uma vez presentes os pressupostos de admissibilidade.

Cuidam os autos de ação de inventário dos bens de Elvina das Dores Araújo, falecida sem deixar ascendentes ou descendentes, sendo chamados à sucessão seus parentes colaterais (art. 1.829, IV, c/c 1.839, CC).

Uma vez que seus nove irmãos também já faleceram, foram chamados a suceder os filhos dos irmãos, ou seja, os sobrinhos da de cujus.

E, tendo em vista a morte de alguns sobrinhos, discute-se, no presente agravo, a possibilidade de serem habilitados no processo os filhos dos sobrinhos, vale dizer, os sobrinhos-netos da de cujus.

A primeira observação a ser feita é que não existe litígio entre os herdeiros quanto ao pedido de habilitação dos sobrinhosnetos, tendo o inventariante se manifestado às f. 219/220-TJ, dizendo não haver "litigância entre os herdeiros, os quais estão de pleno acordo com o pleito dos agravantes".

Já a segunda observação é que, ao tempo da abertura da sucessão, ocorrida em 06.01.2002, as irmãs da de cujus, de nomes Ercina, Ezilda, Edmar, Elzy e Elzina, ainda eram vivas. Significa que a herança chegou a lhes ser transmitida (art. 1.784 c/c 1.798, CC); e, sucessivamente, ao falecerem, transmitiu-se aos seus respectivos herdeiros (filhos). E estes, uma vez falecidos, também a transmitiram aos seus sucessores (netos).

Exatamente por isso, têm os agravantes o direito de se sub-rogaram na herança de suas respectivas avós, pois não se trata de sucessão direta dos sobrinhos-netos quanto aos bens da inventariada, hipótese em que a pretensão encontraria óbice no art. 1.840 do CC.

Trata-se, isso sim, de sucessão direta quanto aos bens de seus próprios ascendentes, que, em vida, receberam a herança da de cujus.

Registre-se, por último, que a decisão recorrida indeferiu a habilitação apenas dos sobrinhos-netos da inventariada, não havendo qualquer menção aos cônjuges supérstites.

Isso posto, dou provimento ao agravo para reformar a decisão de primeiro grau e deferir a habilitação dos recorrentes nos autos do inventário de Elvina das Dores Araújo.

É como voto.

Votaram de acordo com a Relatora os Desembargadores Elias Camilo Sobrinho e Judimar Biber.

Súmula - RECURSO PROVIDO.

 

Fonte: Diário do Judiciário Eletrônico - MG
Extraído de Recivil

Notícias

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...