Mais um serviço que pretende facilitar a emissão de diversos tipos de certidões

Extraído de Recivil


Moradores do Rio de Janeiro contam com emissão de certidões de várias espécies em um único local

 

Moradores do Rio de Janeiro contam com mais um serviço que pretende unificar e facilitar a emissão de diversos tipos de certidões. Por meio de uma parceria da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e do Rio Rápido - Central de Certidões do Cidadão, agora é possível que todos os moradores do Rio de Janeiro tenham acesso rápido e seguro a certidões de várias espécies, não apenas dos cartórios, em um só local. Algumas das certidões que serão emitidas pelo novo serviço são a de quitação eleitoral, da Justiça Federal e da Receita Federal.

Se trata do modelo da Anoreg-BR de Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. A partir da inauguração oficial, na unidade do Rio Rápido no centro do Rio de Janeiro, o modelo será implantado em outras cidades e estados. O mesmo modelo já estava em fase de teste em unidades móveis do Rio Rápido na Ilha de Paquetá, em Campo Grande e no Complexo do Alemão.

"Este é um projeto grandioso das entidades envolvidas em parceria com a RARES - Rede Anoreg de Responsabiliade Social, para criação do cartório rápido em todos Estados da Federação, onde a sociedade terá acesso a informações sobre os serviços notariais e de registro, conforme discriminado na Tabela de Emolumentos de cada região", declara o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar.

Segundo a gerente do Rio Rápido, Luciane Rocha, o Rio Rápido apenas emitia certidões dos serviços notariais e de registro. "Agora iremos emitir todas as certidões de naturezas diversas, e, em um só lugar, tudo para facilitar a vida do cidadão", relata. O projeto conta com o apoio da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

"O lançamento deste serviço representa um grande avanço no atendimento ao cidadão que precisa dos serviços prestados pelos cartórios. Qualquer cidadão que resida no Rio pode ir até um dos postos do SAC solicitar a sua certidão. Outra inovação é que este serviço também poderá ser solicitado pela Internet", finaliza Bacellar.

SOBRE A ANOREG-BR

A ANOREG-BR congrega cerca de 20 mil cartórios distribuídos em todos os estados e municípios brasileiros. A classe de notários e registradores emprega hoje mais de 1 milhão de profissionais. Como objetivos do exercício de sua atividade, destacam-se a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos.

A entidade é a única no país com legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Brasil em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.


 

Fonte: Site Click News

Publicado em 14/01/2011

 

Notícias

Partilha testamentária como meio eficaz de planejamento sucessório

Partilha testamentária como meio eficaz de planejamento sucessório Amanda Fonseca Perrut A indicação de bens específicos pelo testador a determinado herdeiro é possível e evita eventuais disputas sucessórias. quinta-feira, 17 de abril de 2025 Atualizado às 09:11 É juridicamente possível atribuir...

Divórcio liminar?

Opinião Divórcio liminar? Daniela Bermudes Lino Raul Cézar de Albuquerque 9 de abril de 2025, 17h13 Enquanto isso, nos parece mais adequada a solução amplamente utilizada em Varas de Família e ratificada em algumas decisões de tribunais: decretar o divórcio na primeira audiência do processo, com...

Herança digital e planejamento sucessório

Herança digital e planejamento sucessório Luiz Gustavo de Oliveira Tosta No universo digital, legado também se planeja. Influenciadores e profissionais de mídia precisam proteger sua herança online com estratégia jurídica e visão sucessória. domingo, 6 de abril de 2025 Atualizado em 4 de abril de...

Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado

Dignidade garantida Se for de alto padrão, bem de família pode ser executado 1 de abril de 2025, 12h57 Para o juiz, o dono da loja tem condições financeiras suficientes para não ficar desamparado. Ele determinou, então, a penhora do imóvel, e destinou 50% do valor à autora da ação. Confira em...