Método do TJMT dá agilidade em processos paradigmas

Quarta, 12 de setembro de 2012, 13h27

J. Estadual / SISTEMA PROTEUS

Método do TJMT dá agilidade em processos paradigmas

Ação promete fornecer maior andamento a processos estagnados

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA

A Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza o levantamento de todos os processos suspensos e sobrestados nas secretarias do TJMT. O feito, que cumpre metas internas, tem por objetivo analisar todos os Recursos Especiais Suspensos e Recursos Extraordinários Sobrestados, identificando os processos paradigmas que foram julgados pelas Cortes superiores. Na prática, a ação promete dar andamento a processos estagnados. “Sabemos da importância desta ação, por isso a equipe está se dedicando. Os devidos andamentos darão nova dinâmica a muitos processos”, ponderou o vice-presidente, desembargador Juvenal Pereira da Silva. O magistrado ainda informou que a conclusão do trabalho se dará no próximo mês.

A ação é realizada em parceria com as 13 Secretarias Cíveis e Criminais, que abrigam os referidos processos, e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, que adequou o sistema Proteus com andamentos específicos para as decisões da Vice-Presidência, como o campo para lançamento dos temas paradigmas, vinculação dos temas aos recursos suspensos e demais decisões decorrentes do sobrestamento e suspensão.

Com as alterações será feito controle diário dos paradigmas afetados e julgados no âmbito do STJ e STF. Poderão ser emitidos relatórios contendo quantidade de recursos sobrestados/suspensos, a qual paradigma estão vinculados, identificação dos recursos sobrestados/suspensos vinculados a paradigma julgado, quantidade de recursos enviados para possível retratação, quantidade de recursos especiais inadmitidos e quantidade de recursos extraordinários prejudicados.

O encarregado por implementar o Sistema Proteus, gerente de Projetos da Tecnologia da Informação do TJMT, Gustavo Piccin, explicou o desenvolvimento. “Tínhamos certo controle destes processos dentro do sistema, mas ainda não estava atendendo as necessidades da Vice-presidência. Elaboramos um projeto em conjunto e chegamos ao atual modelo, que dará todo o controle dos processos e também dos paradigmas julgados pelo STF e STJ”, disse o gerente, que ainda destacou a atuação dos técnicos Rafael Kloeckener, Douglas Moura e Wesley Viana.

A assessoria está cadastrando os temas ligados ao STJ e STF. Uma vez realizado o cadastro e a vinculação do processo, é identificado por meio de uma etiqueta contendo o número e a descrição do tema, bem como o número do recurso paradigma, a fim de facilitar o armazenamento e identificação dos processos nas secretarias.

A diretora da Primeira Secretaria Cível do TJMT, Rosimeire Pincerato analisou o procedimento como bastante necessário. “Deu um pouco de trabalho inicialmente, mas acho que é muito importante para organização e método. Muito em breve as Secretarias terão seus trabalhos facilitados em decorrência desta atitude”, disse a gestora, se referindo ao fato de cada secretaria adotar uma sistemática para o acondicionamento dos processos.

Exemplo de Paradigma

O processo cujo tema se refere à cobrança de Comissão de Permanência, o popular juros sobre juros, é um exemplo. Uma ação (paradigma) do TJRS está no Superior Tribunal de Justiça desde 2009, em decorrência da controvérsia, barrando que outros recursos semelhantes subam às instâncias superiores.

Com a decisão da corte sobre o assunto há uma pacificação do entendimento, evitando que mais recursos subam e propiciando a resolução do litígio ainda nos Tribunais dos Estados. “A Justiça e a sociedade terão vários ganhos. Com a sistemática o Segundo Grau atuará como última instância, o que dará maior celeridade aos trâmites e segurança aos processos, tendo em vista que serão decididos embasados pela jurisprudência das cortes superiores”, pontuou o vice-presidente.

Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência

A juíza auxiliar da Vice-Presidência, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva destacou a participação das Secretarias do TJMT e a necessidade da criação de uma Secretaria da Vice-Presidência. “Para esse trabalho tivemos que realizar reuniões com as 13 secretarias do TJ para identificar os processos. Uma vez com a Secretaria da Vice-presidência instalada, todos os processos terão padronização, controle e armazenamento mais adequados”, exaltou a magistrada.

A proposição de Emenda Regimental para acréscimo no Regimento Interno do TJMT para a criação da Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência é de autoria do presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filhos, quando atuava como vice-presidente do Tribunal de Justiça.

 

Extraído de MidiaJur

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...