Namorados que moram juntos estão obrigados a dividir os bens?

Namorados que moram juntos estão obrigados a dividir os bens?

A resposta para a pergunta do título é D E P E N D E ! !

Autor: Rodrigo Camargo 15/10/2018 21:40 1min. de leitura

O namoro não está normatizado em nosso ordenamento jurídico, o que implica dizer que não gera direitos ou obrigações patrimoniais. Por sua vez, a união estável sim, esta gera direitos e deveres patrimoniais entre os conviventes.

Portanto, para saber se os namorados terão que eventualmente dividir os bens, há que avaliar se o relacionamento se trata de um simples namoro ou, se a relação já evoluiu e assumiu contornos de união estável, com o projeto comum de constituição de família.

Vale esclarecer que a coabitação não é pré-requisito para a constituição da união estável. Isso é, há casais que convivem em união estável e não moram juntos e, existem casais que moram juntos e são apenas namorados.

Isto se dá em razão da união estável ser uma situação de fato, fenômeno decorrente da forma como as pessoas conduzem seus relacionamentos, quer dizer, o casal pode acreditar estar apenas namorando (sem direitos e deveres patrimoniais), entretanto, se comportam no dia a dia como se estivessem convivendo em uma união estável (convivência pública, contínua, duradoura e com o ânimo de constituição familiar).

Como resultado, o que vai determinar a existência ou não da união estável é a forma como o casal se apresenta para a sociedade e o ânimo de constituir família, sendo dispensável a averiguação da coabitação no caso concreto.

Trocando em miúdos, a linha que separa o namoro da união estável é bastante tênue e, o namoro pode evoluir para uma união estável sem que o casal perceba que passaram para o próximo estágio da relação. Direitos e deveres daquela união podem surgir sem que os integrantes estejam sequer cientes.

No fim das contas, é sim possível que namorados morem juntos e não exista ali uma união estável com direito a divisão de bens entre si. No entanto, se o projeto do casal é ter patrimônio individualizado, sem riscos a interpretações equivocadas no tocante aos seus bens, é sempre recomendável adotar algumas cautelas jurídicas, como por exemplo fazer um contrato de namoro ou outras precauções que serão abordadas em outro artigo.

Sobre o Advogado
Rodrigo Camargo é advogado, devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR. Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário. Pós-graduado em Direito Processual Civil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR. É sócio do escritório de advocacia Camargo & Radziminski advogados associados.

Fonte: Ricmais

Notícias

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...