Notas do ensino médio público poderão compor avaliação para ingresso em universidades

Notas do ensino médio público poderão compor avaliação para ingresso em universidades

Da Redação | 08/06/2015, 13h01 - ATUALIZADO EM 08/06/2015, 13h27

O sistema de avaliação para ingresso nas universidades federais poderá sofrer mudança. Sugestão (SUG 4/2013) de utilização do desempenho escolar no ensino médio como um dos critérios para acesso à educação superior pública está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se a sugestão for aceita pela comissão, passará a tramitar no Congresso como projeto de lei.

A ideia de criar o Sistema de Avaliação de Mérito do Ensino Médio surgiu dentro do Projeto Senado Jovem Brasileiro. De acordo com a sugestão em análise na CDH, o pré-requisito para participar deste modelo de seleção é ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas e alcançado, no mínimo, 70% da média da nota de cada disciplina.

A proposta recomenda a seguinte composição para cálculo da nota de classificação dos estudantes: 85% corresponderiam à nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 15% equivaleriam à média conquistada ao longo dos três anos do ensino médio. As novas regras começariam a valer dois anos após a publicação da lei que resultar da sugestão.

Justiça

No final de 2014, a senadora Angela Portela (PT-RO) apresentou parecer favorável à SUG 4/2013. Em sua avaliação, a mudança na forma de ingresso nas universidades federais “faz justiça aos estudantes que mais se dedicam aos estudos, além de reduzir o peso exclusivo da nota do Enem”.

“A SUG dos jovens senadores pretende valorizar a experiência do ensino médio, na medida em que propõe utilizar o desempenho acadêmico nesse nível de ensino como um dos critérios para ingresso na universidade”, afirmou a senadora.

Com o início da nova legislatura (2015) em fevereiro deste ano, a CDH designou a senadora Regina Sousa (PT-PI) nova relatora da matéria.

Agência Senado

 

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...