'O problema é muito mais sério do que se imagina'

22/02/2011 - 17h19

'O problema é muito mais sério do que se imagina', diz Paulo Davim sobre a dengue no país

[senador Paulo Davim ]

 

Ao comentar a recente visita da Caravana da Dengue do Ministério da Saúde ao seu estado, o senador Paulo Davim (PV-RN) afirmou que o quadro da doença no país "é muito mais sério do que se imagina".

De acordo com dados do Ministério da Saúde, disse o senador, 40% dos casos notificados de dengue estão na Região Norte e 27% na Região Sudeste. Apenas no Rio Grande do Norte, os primeiros dois meses de 2011 apresentaram aumento de casos de 26,6% em relação ao mesmo período de 2010.

Ainda segundo dados do ministério, continuou o senador, 70% dos casos de dengue do país estão concentrados nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Amazonas e Paraná. O crescimento da doença entre 2009 e 2010 foi de mais de 200%, disse Paulo Davim, e o perigo é o aumento este ano ser ainda maior.

- É importante que a nação brasileira tome conhecimento desse grande desafio, e que não é só tarefa do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias, dos estados, municípios e do governo federal, é uma tarefa de todos. E por isso o ministério vem construindo parcerias entre os setores empresariais e entidades religiosas e ONGs buscando parcerias na sociedade civil, vem construindo monitoramento constante das cidades que estão em alto risco de epidemia - informou.

Paulo Davim afirmou ainda que o governo federal criou um grupo interministerial com mais de 13 órgãos e ministérios envolvidos. Mas, para o senador, é necessário o envolvimento também do setor empresarial, dos meios de comunicação e de organizações civis para que a doença seja enfrentada de maneira eficiente.

Agência Senado
 

 

Notícias

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero

Contrato e pacto antenupcial pela perspectiva de gênero Autor: Rodrigo da Cunha Pereira | Data de publicação: 16/12/2025 O Direito das Famílias e Sucessões está cada vez mais contratualizado. Isto é resultado da evolução e valorização da autonomia privada, que por sua vez, vem em consequência do...

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro

Autocuratela o novo instrumento que redefine autonomia no futuro Marcia Pons e Luiz Gustavo Tosta Autocuratela, agora regulamentada pelo CNJ, permite que qualquer pessoa escolha seu curador antecipadamente, reforçando autonomia e prevenindo conflitos familiares. terça-feira, 9 de dezembro de...

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026

Valor Investe: Seu imóvel vai ganhar um 'CPF': veja o que muda a partir de 2026 Por Yasmim Tavares, Valor Investe — Rio 02/12/2025 06h30  Atualizado há 4 dias A implementação do CIB acontecerá de forma escalonada: capitais e grandes municípios terão até agosto de 2026 para atualizar seus...