Para Ajufe, demandas de juízes devem entrar no novo Pacto Republicano

Extraído de JusBrasil

Para Ajufe, demandas de juízes devem entrar no novo Pacto Republicano

Extraído de: JurisWay - 2 horas atrás

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, defendeu nesta quarta-feira (28) a inclusão de reivindicações da classe no novo Pacto Republicano, que será firmado entre os três Poderes no próximo mês, com medidas que devem ser adotadas em cada esfera para ampliar o acesso à Justiça e agilizar as decisões. A proposta foi apresentada durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Uma das reivindicações é a de mais segurança para que os juízes possam exercer suas atividades, notadamente para aqueles que atuam em processos de tráfico de drogas e armas, entre outros. Além disso, eles querem quase 15% de aumento nos seus salários, que hoje variam entre R$ 21 e R$ 24 mil mensais.A pauta inclui também a concessão de benefícios que hoje já são oferecidos aos membros do Ministério Público, como licença-prêmio e auxílio-alimentação.

- Não vamos ser hipócritas e dizer que não estamos buscando garantias que nos fortalecem e nos colocam em igualdade com o Ministério Público - observou Gabriel Wedy.

Greve

Na CDH, os debates se concentraram em torno da questão de segurança dos juízes e suas famílias diante de ameaças do crime organizado. Os outros pontos foram abordados apenas pelo presidente da Ajufe. No dia anterior, a entidade havia liderado uma paralisação de 24 horas na Justiça Federal em todo o país. De acordo com a imprensa, mais de 90% dos juízes aderiram ao movimento.

Gabriel Wadi reagiu a declarações do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro César Peluso, de que o dia parado será descontado dos salários dos juízes. Conforme registrou, já existe decisão do próprio CNJ para a equiparação plena entre juízes e procuradores, mas o ministro Peluso resiste em implementar as medidas. Após dizer que as condições de trabalho dos juízes são essenciais para a melhoria dos serviços à população, ele anunciou que os juízes vão continuar em campanha.

- Se tivermos que fazer greve, nós vamos fazer - alertou o presidente da Ajufe.

Eficiência policial

Antes dele, falou aos senadores a juíza federal Ana Paula de Carvalho, do Rio de Janeiro. Na sua avaliação, as ameaças contra juízes aumentaram como reflexo da maior eficiência da atuação da Polícia Federal, que agora leva as investigações até as cúpulas das organizações criminosas. Antes, afirmou a juíza, os trabalhos ficavam na periferia da criminalidade.

- Agora, no entanto, são investigados criminosos com grande poder financeiro e político - observou, ao justificar porque os riscos cresceram.

Atuando há 13 anos em vara criminal, Ana Paula Carvalho disse que os juízes são acossados por dois fantasmas no Rio de Janeiro: táticas de linchamento moral e as ameaças de violência físicas propriamente. No primeiro caso, ela citou matérias pagas com informações falsas. Ela relator ter sofrido acusações de improbidade - que salientou serem improcedentes - por meio da divulgação de um vídeo no You Tube.

- Não pode existir Magistratura independente com medo - comentou a juíza, ao reivindicar segurança.

Para Ana Paula, a própria Magistratura deve dispor de estrutura e meios próprios para garantir condições de segurança a seus membros, sem depender de favor do Executivo e suas forças policiais.

 

Gorette Brandão / Agência Senado
 

 

Notícias

Falta de prova de constituição em mora impede expropriação de imóvel

LEILÃO CANCELADO Falta de prova de constituição em mora impede expropriação de imóvel Paulo Batistella 20 de agosto de 2024, 9h53 A cliente alegou que o banco credor no caso se negou a receber o valor relativo à dívida dela sob o argumento de que a consolidação da propriedade já estava em...

STJ: Credor que assume dívida de recuperanda não tem prioridade

Sub-rogação STJ: Credor que assume dívida de recuperanda não tem prioridade Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva ressaltou que sub-rogação não confere direitos adicionais, mantendo o crédito vinculado ao contrato original. Da Redação sexta-feira, 16 de agosto de 2024 Atualizado às 13:56 Credores que...

Caso julgado pelo TJ-SP suscita debate sobre herança de bens digitais

Opinião Caso julgado pelo TJ-SP suscita debate sobre herança de bens digitais Marcelo Frullani Lopes 19 de agosto de 2024, 17h18 Como a legislação atual brasileira não trata especificamente da transmissão desses bens por herança, o Poder Judiciário foi convocado, em diversas ocasiões, a decidir o...

TJ/SP manda desvincular débitos anteriores à arrematação de imóvel

Hasta pública TJ/SP manda desvincular débitos anteriores à arrematação de imóvel Para colegiado, a manutenção dos débitos no cadastro do imóvel contraria o princípio da legalidade e poderia inviabilizar a venda do bem. Da Redação domingo, 18 de agosto de 2024 Atualizado em 16 de agosto de 2024...

TJ-MG nega agravo e confirma pensão alimentícia a ser paga por neta a avó

Obrigação solidária TJ-MG nega agravo e confirma pensão alimentícia a ser paga por neta a avó Eduardo Velozo Fuccia 19 de agosto de 2024, 7h31 “Por se tratar de obrigação solidária, pode a agravada, pessoa idosa, optar entre os prestadores, razão pela qual não se faz obrigatória a inclusão dos...

Uso exclusivo de imóvel em comum exige pagamento de aluguel

inquilino incomum Uso exclusivo de imóvel em comum exige pagamento de aluguel 16 de agosto de 2024, 8h24 O autor da ação alegou que, desde o divórcio, o ex-marido vem usando o imóvel de forma exclusiva, sem pagar aluguel ou as cotas condominiais. Prossiga em Consultor Jurídico      ...