Pré-registro: Recivil lança ferramenta para facilitar o casamento

Pré-registro: Recivil lança ferramenta para facilitar o casamento

Publicado em 18 de agosto de 2022

Para facilitar a vida dos noivos que desejam se casar no civil em Minas Gerais, o Recivil lançou uma nova solução que visa garantir comodidade e agilidade no processo: o Pré-registro de Casamento.

Os noivos podem adiantar a documentação e as informações que deverão ser entregues ao cartório e confirmar de forma online se os documentos estão de acordo, agilizando assim o processo de habilitação.

Para isso, precisam se cadastrar na Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC Minas), por meio do site registrocivilminas.org.br. Depois, devem clicar em “Cadastro de Casamento”, preencher as informações solicitadas, como os dados pessoais de cada um, o regime de bens escolhido, se haverá mudança no nome após o casamento, além de anexar os documentos solicitados. Os noivos devem ainda selecionar o cartório em que desejam se casar (o cartório escolhido deve ser o de residência de um dos noivos).

Todas as informações serão enviadas ao cartório, que retornará informando se as informações e os documentos estão corretos e agendando uma data para a entrega pessoal da documentação, dando início ao processo de habilitação. No dia marcado, todo o processo já estará adiantado, e em poucos minutos os noivos já sairão do cartório com a data da celebração agendada.

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, explica que o sistema permite que os registradores civis tenham mais tempo para conferir a documentação e orientar os noivos com antecedência. “O pré-registro proporciona mais celeridade, comodidade e segurança jurídica no atendimento ao usuário otimizando o processo”.

Para fazer o pré-registro, os noivos devem acessar www.registrocivilminas.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Notícias

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país Entre 2020 e 2024, número de procedimentos cresceu 49,7%, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal O volume de famílias que têm resolvido a partilha de bens de forma extrajudicial vem aumentando desde 2020, quando foi...

Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação

Ex é para sempre Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação Danilo Vital 22 de setembro de 2025, 19h18 “Enquanto os haveres não forem efetivamente pagos ao ex-cônjuge, permanece seu direito de crédito em face da sociedade, que deve incidir também sobre os lucros e...

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...