Projeto aprovado cria programas de incentivos para saúde e educação

07/08/2012 - 20h41 Plenário - Pronunciamentos - Atualizado em 07/08/2012 - 20h42

Projeto aprovado também cria programas de incentivos para saúde e educação

Paola Lima

O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2012, decorrente da Medida Provisória 563/2012, aprovado nesta terça-feira (7) pelo Senado, além da desoneração da folha de pagamento de alguns setores e da isenção de tributos a alguns produtos, também criou novos programas de incentivo e captação de recursos nas áreas da saúde e da educação.

O primeiro programa previsto no texto foi o Programa de Atenção Oncológica (Pronon), com objetivo de captar recursos para prevenção e combate ao câncer. Pela proposta, os recursos - que podem vir por meio de doações – devem ser aplicados em pesquisas, formação e treinamento de profissionais que lidam com a doença e prestação de serviços médicos e assistenciais.

Outro programa criado no PLV foi o de Apoio à Pessoa com Deficiência (Pronas) também com objetivo de captar recursos, mas para investimentos em prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência. O programa será implementado por meio de incentivos fiscais a entidades sem fins lucrativos que ofereçam ações e serviços de reabilitação para pessoas com deficiências motoras, auditivas, visuais, mentais, intelectuais, múltiplas e de autismo.

Já para promover a inclusão digital nas escolas públicas do país, o PLV prevê o restabelecimento do programa Um Computador por Aluno (Prouca) e a criação do Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp). Com os programas, escolas e entidades assistenciais a pessoas com deficiência terão acesso facilitado aos equipamentos.

O PLV 18/2012 criou ainda um regime especial para a construção de creches e pré-escolas em que a cobrança de vários tributos como Imposto de Renda, PIS/Pasep e Cofins será unificada em uma única taxa, de 1% da receita mensal da construtora.

- Estamos dando à construção de creches e pré-escolas o mesmo tratamento que é dado ao Programa Minha Casa Minha Vida – explicou o relator da matéria, senador Romero Jucá.

Inovar Auto

Um último programa criado pelo PLV 18/2012 foi o de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículo Automotores, o Inovar Auto. O programa, com vigência até dezembro de 2017, dá incentivo à produção nacional e à melhoria do controle ambiental dos automóveis produzidos no Brasil. Entre as medidas do programa está a isenção de tributos sobre os créditos presumidos de IPI a que as empresas têm direito.

O projeto aprovado no Senado trata ainda da destinação de mercadorias não autorizados apreendidas nos portos brasileiros, da mudança de regras de preço e transferência para importação e exportação dentro do mesmo grupo econômico e da renegociação das dívidas bancárias com o parcelamento do imposto devido paulatinamente com o recebimento do efetivo pagamento.

PEC das MPs

A variedade de temas tratados no PLV 18/2012 foi questionada mais uma vez em Plenário pelos senadores da oposição. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), relator no Senado da PEC das MPs (PEC 70/2011), que altera o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso Nacional, destacou que dos 79 artigos da proposta, 54 faziam parte do projeto original.

- Isso significa que, na verdade, contrariando o que determina a Constituição, matérias sem a menor conexão entre si participam desta discussão, impedindo que sejam efetivamente discutidas com a profundidade que a relevância dos temas justificaria ou orientaria. São 27 temas absolutamente sem conexão entre uns e outros – acusou o senador, cobrando da Câmara dos Deputados a aprovação da PEC que, para ele, seria a única saída para o Senado e a Câmara resgatarem seu “papel legislador”.

 

Agência Senado

 

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...