Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

Projeto estabelece regras nacionais para desmonte de veículos e venda de peças

24/09/2012

O aumento no número de furtos e roubos de veículos e de oficinas ilegais de desmonte motivou a apresentação de um projeto de lei que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos terrestres. De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o PLS 617/2011 aguarda designação de novo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PLS 617/2011 estabelece define o que é empresa de desmonte, peça de reposição usada, sucata, autopeça de segurança, entre outros.

Além disso, determina uma série de regras para autorização de funcionamento dessas empresas, para as operações e para o controle do desmonte e da revenda de peças usadas. O projeto prevê também as infrações e sanções administrativas aplicáveis.

De acordo com a proposta, as empresas de desmonte devem ter autorização para funcionar e obter a certificação junto ao Inmetro. O projeto também determina que os veículos destinados à desmontagem sejam apenas os provenientes de acidente de trânsito, os que estiverem no final da vida útil e os retirados de circulação por dívidas com o Estado devido a impostos ou multas em atraso.

As peças de reposição usadas que forem comercializadas deverão ser marcadas e ter uma identificação para permitir rastrear o veículo de procedência. Caso o PLS 617/2011 vire lei, os departamentos de trânsito de cada estado e do Distrito Federal – Detrans – deverão implantar o sistema de integração das informações dos veículos desmontados e das peças usadas a serem comercializadas.

Na justificação da proposta, o senador Romero Jucá ressalta o aumento do número de furtos e roubos de veículos no país e a ligação desse crime com a comercialização de suas peças no mercado, por meio das oficinas ilegais de desmonte.

“A regulamentação da atividade de desmonte, da comercialização de peças de reposição usadas e destinação das sucatas, além de reduzir a criminalidade e promover maior segurança para a população, beneficiará o consumidor, que poderá confiar nos estabelecimentos de revenda”, afirma.

O senador também prevê a geração de empregos e a proteção do meio ambiente e da saúde pública, pois o projeto apresenta regras específicas para o descarte de materiais, líquidos e fluidos de veículos automotores que possuam potencial lesivo ao meio ambiente.

O autor do PLS 617/2011 se baseou ainda no exemplo de outros países que passaram a regulamentar a atividade.


Segundo Jucá, a Argentina, após um ano de criação dos desmontes legais, reduziu em 50% o índice de roubo de automóveis. Apesar de já existirem leis estaduais que tratam do mesmo assunto, o senador ressalta a necessidade de uma lei federal para trazer mais uniformidade e maior controle.

 

Extraído de JusClip

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...