Recursos de fundo para segurança do trânsito podem ficar livres de contingenciamento

13/06/2014 - 12h20 Comissões - Assuntos Econômicos - Atualizado em 13/06/2014 - 13h09

Recursos de fundo para segurança do trânsito podem ficar livres de contingenciamento

Simone Franco

Os recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação Nacional de Trânsito (Funset) poderão ficar livres do risco de contingenciamento, seja para fins de cumprimento de meta fiscal, superávit primário ou pagamento de despesas relacionadas à dívida pública. Esta garantia poderá ser viabilizada com a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 108/2014, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta conta com parecer favorável do relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que culpa o contingenciamento de gastos por investimentos inadequados na realização de campanhas educativas e programas de prevenção de acidentes.

"De fato, como mostra o autor da matéria e comprovam os dados disponíveis, a limitação de empenho e movimentação financeira, termo técnico dessa prática, tem atingido severamente os recursos do Funset, deixando, a cada ano, apenas uma fração efetivamente disponível para aplicação", comentou Aloysio.

Na justificação do PLS 108/2014, Vital ressaltou que, apesar da determinação legal de uso do Funset em despesas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) relativas à segurança e educação de trânsito, grande parte de seus recursos tem sido utilizada para pagamento de juros da dívida pública.

Depois de passar pela CAE, a proposta será votada em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Agência Senado

 

Notícias

Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia

BOLSO CHEIO Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia 8 de março de 2024, 7h49 A autora da ação lembrou que o valor inicial da pensão foi fixado em 27,62% do salário mínimo nacional, já que na época o pai da criança não tinha boa condição financeira. Prossiga em Consultor...

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento 01/03/2024 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em decisão recente, a 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC garantiu que uma mulher retire o sobrenome...