Redução de juros em empréstimo bancário é determinado em liminar

Redução de juros em empréstimo bancário é determinado em liminar

A desembargadora Mylene Maria Michel da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, em decisão monocrática, determinou liminarmente a redução de juros bancário.

No caso em análise, o autor alega ter contraído empréstimo junto ao Itaú Unibanco, contudo, lhe está sendo cobrada taxa anual excessiva.

Nesse passo, requereu em sede de agravo de instrumento permissão para realização de depósito judicial com juros reduzidos, e ainda a vedação da inscrição do seu nome em cadastro de inadimplentes.

A desembargadora entendeu que a natureza do contrato não restava bem delineada, todavia, deduziu em cognição sumária, que se tratava de empréstimo pessoal não consignado. E segundo o BACEN a média de juros remuneratórios é de 120,4% para tal operação, e não de 168,00% como vem sendo cobrado.

Segundo a relatora “considerando que se trata de abusividade no período de normalidade contratual, alegação verossímil, e havendo o fundado receio de dano grave, cabível a antecipação da tutela, justificada, também, pelo pedido de depósito dos valores incontroversos”.

Posto isso, foi autorizado, liminarmente, o depósito mensal em observância à taxa média de 120,40%, bem como a vedação da negativação do nome do autor.

Processo relacionado: Nº 70068272939 – TJSP

Extraído de Jurisite

Notícias

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido

STJ reconhece filiação socioafetiva entre homem e pai falecido 12/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do Migalhas) Atualizado em 13/02/2025 Um homem conseguiu no Superior Tribunal de Justiça – STJ o reconhecimento da filiação socioafetiva entre ele e seu pai já...

STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil

Avançada X Qualificada STJ valida uso de assinatura eletrônica não certificada pela ICP-Brasil José Higídio 12 de fevereiro de 2025, 12h48 Para a relatora, a assinatura avançada é equivalente à firma reconhecida por semelhança, enquanto a qualificada seria a firma reconhecida por autenticidade. É...

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha

Tios devem justificar uso e administração de pensões e herança de sobrinha 10/02/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em Santa Catarina, um casal deverá prestar contas sobre os bens administrados de pensão e herança da sobrinha, referentes ao período pelo qual...

Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa

Caso de divórcio Erro essencial? Juíza nega anular casamento por doença mental da esposa Homem alegou que se casou sem saber de problema psiquiátrico, mas juíza não viu requisitos do CC para anulação. Em vez disso, concedeu o divórcio. Da Redação segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 Atualizado às...