Sal ajuda a aumentar capacidade de armazenamento de disco rígido

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 08:16:00

Cientistas em Cingapura disseram na sexta-feira (15) que descobriram um método que pode expandir a capacidade de armazenamento de dados de HDs (discos rígidos) de computadores utilizando um ingrediente comum na cozinha: o sal.

O processo "pode aumentar a densidade de gravação de discos rígidos para 3,3 Tbits por polegada quadrada, seis vezes a densidade de gravação dos modelos atuais", segundo um comunicado das instituições envolvidas no projeto --a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura, a Universidade Nacional de Cingapura e o Instituto de Armazenamento de Dados.

Com essa tecnologia, um HD com 1 Tbyte de dados hoje poderia, no futuro, armazenar 6 Tbytes em uma unidade do mesmo tamanho, disseram os cientistas.

Os cientistas conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento ao colocar mais bits --estruturas em miniatura que contêm informações-- em padrões mais organizados do que as configurações aleatórias usadas em discos rígidos atuais.

"É como arrumar roupas em uma mala quando você viaja. Quanto mais você organiza os itens dentro dela, mais coisas pode carregar", disse a equipe.

Esse método --chamado de bit patterning (padronização de bits)-- era difícil de ser executado porque os cientistas não eram capazes de ver os contornos dos bits claramente após eles serem impressos em um filme, em um processo muito parecido com revelação de fotografias.

Mas a adição de sal na solução usada para geração de imagens permitiu destacar os contornos.

"Isso pode dar um contraste muito alto. Agora conseguimos ver as linhas finas que normalmente estariam borradas", disse Joel Yang, o cientista que descobriu a receita com sal, à France-Presse.

O processo de padronização de bits com sal deve ser adotado pela indústria por volta de 2016, acredita Yang, quando as técnicas atuais se esgotarem, o que levaria fabricantes de disco rígido a procurar métodos alternativos para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

 

Autor/Fonte: Folha - AGORA REDE

Extraído de Agora São Paulo

Notícias

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório Pedro Henrique Paffili Izá O STJ reafirma que renúncia ou aceitação de herança é irrevogável, protegendo segurança jurídica e limites da sobrepartilha. quinta-feira, 25 de setembro de 2025 Atualizado às 07:38 No recente julgamento do REsp...

Idosa de 76 anos obtém divórcio judicial para oficializar novo casamento

Idosa de 76 anos obtém divórcio judicial para oficializar novo casamento 23/09/2025 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do DPE-TO) No Tocantins, uma idosa de 76 anos conseguiu formalizar o divórcio de um casamento que havia se dissolvido na prática há mais de duas décadas. A...

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país

Valor Econômico: Volume de inventários digitais cresce no país Entre 2020 e 2024, número de procedimentos cresceu 49,7%, segundo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal O volume de famílias que têm resolvido a partilha de bens de forma extrajudicial vem aumentando desde 2020, quando foi...

Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação

Ex é para sempre Ex-cônjuge não sócio tem direito a lucros distribuídos depois da separação Danilo Vital 22 de setembro de 2025, 19h18 “Enquanto os haveres não forem efetivamente pagos ao ex-cônjuge, permanece seu direito de crédito em face da sociedade, que deve incidir também sobre os lucros e...

Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário

Bem intocável Imóvel de família é impenhorável mesmo que incluído em ação de inventário Danilo Vital 18 de setembro de 2025, 17h50 “Na hipótese em que o bem imóvel for qualificado como bem de família, ainda que esteja incluído em ação de inventário, deve ser assegurada a sua impenhorabilidade no...