Sal ajuda a aumentar capacidade de armazenamento de disco rígido

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 08:16:00

Cientistas em Cingapura disseram na sexta-feira (15) que descobriram um método que pode expandir a capacidade de armazenamento de dados de HDs (discos rígidos) de computadores utilizando um ingrediente comum na cozinha: o sal.

O processo "pode aumentar a densidade de gravação de discos rígidos para 3,3 Tbits por polegada quadrada, seis vezes a densidade de gravação dos modelos atuais", segundo um comunicado das instituições envolvidas no projeto --a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura, a Universidade Nacional de Cingapura e o Instituto de Armazenamento de Dados.

Com essa tecnologia, um HD com 1 Tbyte de dados hoje poderia, no futuro, armazenar 6 Tbytes em uma unidade do mesmo tamanho, disseram os cientistas.

Os cientistas conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento ao colocar mais bits --estruturas em miniatura que contêm informações-- em padrões mais organizados do que as configurações aleatórias usadas em discos rígidos atuais.

"É como arrumar roupas em uma mala quando você viaja. Quanto mais você organiza os itens dentro dela, mais coisas pode carregar", disse a equipe.

Esse método --chamado de bit patterning (padronização de bits)-- era difícil de ser executado porque os cientistas não eram capazes de ver os contornos dos bits claramente após eles serem impressos em um filme, em um processo muito parecido com revelação de fotografias.

Mas a adição de sal na solução usada para geração de imagens permitiu destacar os contornos.

"Isso pode dar um contraste muito alto. Agora conseguimos ver as linhas finas que normalmente estariam borradas", disse Joel Yang, o cientista que descobriu a receita com sal, à France-Presse.

O processo de padronização de bits com sal deve ser adotado pela indústria por volta de 2016, acredita Yang, quando as técnicas atuais se esgotarem, o que levaria fabricantes de disco rígido a procurar métodos alternativos para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

 

Autor/Fonte: Folha - AGORA REDE

Extraído de Agora São Paulo

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...